TJMA recebe premiação de 1º lugar no Ranking da Transparência 2025
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, recebeu o certificado do primeiro lugar, ao lado do TJMT, TJPA e TJPE, entre os 27 Tribunais estaduais no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025. O certificado foi entregue nesta quarta-feira (20/8), em Brasília, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário.
O TJMA atendeu a 100% dos requisitos previstos regulamento, após trabalho conjunto das equipes de diversas diretorias, coordenadorias e setores do TJMA, sob o monitoramento da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE), medidas e adequações técnicas da Assessoria de Comunicação e Diretoria de Tecnologia da Informação.
A entrega da premiação contou com a participação da juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da COACE, Tereza Palhares Nina; do juiz auxiliar da Presidência Gladiston Nascimento Cutrim; do presidente da Associação dos Magistrados (AMMA), juiz Marco Adriano Ramos; e da assessora especial de Planejamento e Gestão Estratégica, Bianca Giordana Soares.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), representado pela desembargadora Francisca Galiza, também foi premiado com a certificação do Ranking da Transparência.
O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, expressou agradecimentos aos servidores/as e magistrados/as, destacando a transparência como um pilar fundamental da justiça, que fortalece a confiança da população nas decisões, garante o controle social sobre os atos públicos e, acima de tudo, materializa o princípio da publicidade da administração pública.
Certificado foi entregue no Conselho Nacional de Justiça (Foto: CNJ)
“Ao atingirmos a totalidade em transparência, estamos não apenas cumprindo uma exigência legal, mas elevando o padrão de governança e responsabilidade em nosso estado. Que esta conquista nos inspire a ir além, a buscar constantemente a excelência e a inovar em nossas práticas. A transparência de 100% não é um ponto final, mas sim o ponto de partida para um TJMA cada vez mais acessível, justo e próximo da sociedade”, destacou.
Para a juíza auxiliar da Presidência, Tereza Palhares Nina, coordenadora de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE), o alcance de 100% no Ranking da Transparência do CNJ é um resultado que reflete o comprometimento coletivo de todas as unidades do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O monitoramento realizado pela COACE é parte de um esforço institucional mais amplo, que depende diretamente da atuação colaborativa, responsável e técnica de servidores e gestores em todas as áreas. Esse resultado demonstra que, quando trabalhamos em rede, com foco na integridade e na prestação de contas à sociedade, conseguimos alcançar níveis de excelência na administração pública”, avaliou.
RANKING DA TRANSPARÊNCIA 2025
O Ranking da Transparência é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que incentiva os órgãos do Judiciário a apresentarem suas informações de maneira mais clara, acessível e padronizada, facilitando o controle social e a transparência pública.
A avaliação é baseada em 87 questões, distribuídas em dez temas, como a publicação do Planejamento Estratégico Institucional; do calendário das sessões colegiadas; de dados estatísticos; de informações sobre passagens e diárias; e da remuneração de membros e servidores, além da estrutura do Serviço de Informações ao Cidadão. Também são analisadas a acessibilidade dos portais, incluindo o uso de intérprete de Libras e a adequação para pessoas com deficiência.
Os órgãos devem organizar adequadamente os itens componentes do Ranking da Transparência, em local específico de seus respectivos portais na internet, denominado “Transparência”, e separados nos dez temas.
O TJMA disponibiliza o Portal da Transparência, com link disponível na página principal do Portal do Poder Judiciário, apresentando tanto os itens exigidos no Ranking da Transparência quanto outras informações de interesse público.
