O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

TJMA ministra palestra para estudantes de Direito da UEMA

“Acesso à Justiça e Cidadania: O Papel da Conciliação e Mediação na Concretização de Direitos” foi o tema abordado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), durante palestra, nessa terça-feira (25/3), na UEMA, no auditório do Prédio do Centro Caixeiral.

As explanações sobre a temática foram feitas pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Nilo Ribeiro, e pelo juiz coordenador do Nupemec/TJMA, Rodrigo Nina.

A iniciativa integrou a programação da Ação de Acolhimento aos Ingressantes do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão que visa integrar os novos acadêmicos e as novas acadêmicas, proporcionando reflexões sobre temas fundamentais à formação jurídica.

A ação conta com a presença de autoridades acadêmicas, docentes, pesquisadores, pesquisadoras e membros do sistema de justiça, sendo um espaço para a discussão sobre a importância dos métodos consensuais de solução de conflitos no fortalecimento do acesso à justiça e na construção de uma sociedade mais pacificada e cidadã.

IMPORTÂNCIA DA CONCILIAÇÃO

Durante a sua explanação, o presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Nilo Ribeiro, ressaltou a importância dos meios consensuais de solução de conflitos para a sociedade, estimulando alunos e alunas a investirem na conciliação. Na oportunidade, também parabenizou a Universidade pela iniciativa.

“É com imensa satisfação que observamos essa postura da Universidade Estadual em relação à  formação de bacharéis para que eles vejam a justiça, não simplesmente com o papel tradicional que é desempenhado pelo Judiciário, mas também pela via da conciliação, da solução amigável de conflitos, o melhor caminho para a paz social”, pontuou.

Em sua palestra, o juiz coordenador do Nupemec/TJMA, Rodrigo Nina, falou acerca da cultura da litigiosidade e da cultura da conciliação, apresentando dados da solução consensual de conflitos no Maranhão e enfatizando a relevância do diálogo com estudantes.

“Foi uma grande oportunidade conseguirmos dialogar com esses alunos que estão iniciando no campo do Direito e se tornarão profissionais. Hoje, tentamos mostrar a eles a melhor forma de enfrentar a litigiosidade e tornar o processo mais rápido por meio da conciliação, ajudando as pessoas a participarem da construção dos seus problemas e fazerem bons acordos”, frisou.

PARCERIA

O diretor do curso de Direito de UEMA, Hugo Assis, enalteceu o momento proporcionado pela Universidade em parceria com o Judiciário para aproximar estudantes do universo jurídico, durante a programação da Semana Acadêmica.

“Com muita honra e alegria, recebemos integrantes do Tribunal de Justiça, em nossa universidade,  um órgão que possui um papel importantíssimo para a comunidade, a coletividade, mas também para a formação jurídica de nossos alunos”, frisou.

O estudante do curso de Direito da UEMA, Bruno Ferreira, parabenizou o Judiciário estadual ao participar da Semana de Acolhimento do curso de Direito, abordando a relevância do diálogo e da conciliação para resolução das demandas.

“Quero parabenizar os palestrantes por trazerem um tema de extrema importância para o meio jurídico, que é a conciliação. Em tempos de competitividade jurídica, em que pessoas buscam incessantemente inflar seus egos no litígio, o tema foi fundamental. Afinal, todo dia é dia de conciliar!”, expressou.

CENTRO DE CONCILIAÇÃO NA UEMA

Durante a programação, o desembargador José Nilo Ribeiro anunciou que, em breve, o Tribunal de Justiça do Maranhão em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão irá instalar o 25º Centro de Solução de Conflitos na UEMA, no Prédio do Centro Caixeiral.