TJMA homenageia personalidades jurídicas com nomes de Fóruns

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na 9ª sessão plenária administrativa ordinária, na última quarta-feira (16), proferiram a decisão que denominou o edifício do Fórum da Comarca de Chapadinha, como “Desembargadora Judith de Oliveira Pacheco”, em homenagem à desembargadora Judith de Oliveira Pacheco (in memoriam), primeira juíza a ascender à Corte de Justiça Maranhense, em 30 de novembro de 1976.

Reconhecida por seus méritos e dedicação à causa da Justiça, a magistrada também dá nome à creche mantida pelo Poder Judiciário. 

Formada em Direito, Judith de Oliveira Pacheco foi a primeira mulher aprovada em concurso público para o cargo de Juíza de Direito no Estado, uma das poucas em todo o Brasil naquele período. Atuou nas Comarcas de Carolina, Tutóia, Icatu, Humberto de Campos, Buriti, Araioses, Bacabal, Pinheiro, Caxias e São Luís.

Sua destacada atuação como juíza a levou a quebrar barreiras nacionais, sendo a primeira mulher a compor um tribunal regional eleitoral em todo país, em 28 de fevereiro 1969, oportunidade em que também foi a primeira a ocupar a cadeira de Corregedora Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no período de fevereiro de 1970 a março de 1973.

PIO XII

Na 7ª sessão plenária administrativa do TJMA (Art. 1º, da Resolução GP 362021) do dia 19 de maio de 2021, foi proferida a decisão que denominou o edifício do Fórum da Comarca de Pio XII, como “Desembargador José de Ribamar Andrade”, em homenagem ao desembargador José de Ribamar Andrade (in memoriam).

Localizada a 264 km de São Luís, a comarca de Pio XII foi instalada em 2004 e fica localizada na Rua Juscelino Kubistschek, nº 1084, no Centro. 

A merecida homenagem é parte do reconhecimento da Corte estadual de Justiça pela importante contribuição da desembargadora Judith de Oliveira Pacheco e do desembargador José de Ribamar Andrade ao Judiciário Maranhense. A iniciativa permitirá que seus nomes ecoem e se perpetuem na trajetória da Justiça maranhense.