TJMA exporta metodologia de gestão de projetos para o TJRO

O Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu uma equipe do Tribunal de Justiça de Rondônia, interessada em conhecer a metodologia de gestão de projetos da Corte maranhense. Na reunião, foram trocadas experiências das ações do Escritório de Gestão de Projetos Estratégicos (EGP), vinculado à Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal de Justiça (AGEM), ambos do TJMA. 

O EGP apresentou a metodologia de monitoramento e de projetos da estratégia 2021-2026 do Poder Judiciário do Maranhão, além da apresentação do sistema de gestão de projeto Actio, implementado pelo TJMA, e dos eixos da gestão do atual biênio, definidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Paulo Velten: Governança, Resolutividade, Integridade e Transparência.

Para o juiz Márcio Brandão, auxiliar da Presidência do TJMA e coordenador da AGEM, é uma satisfação o Tribunal maranhense exportar boas práticas para um Tribunal de menor porte, mas que é reconhecidamente referência em gestão e inovação. “Registro aqui o talento e dedicação dos integrantes do escritório de projetos, no caso Ernane Candeira, Katy Morais, Rodrigo Valente e Vanessa Gomes, responsáveis por essa apresentação”, destacou.

A equipe benchmarking do TJRO – espécie de iniciativa para otimização de processos, com base na busca de melhores práticas utilizadas no mercado – reuniu-se com servidores da área, especialmente com Rodrigo Valente (supervisor do Escritório de Gestão de Projetos); Ernane Candeira (chefe da Divisão de Planejamento); Vanessa Gomes, assessora do Núcleo de Processos; e Katy Morais, analista judiciária, todos(as) integrantes do EGP.

TEMPO REAL

Rodrigo Valente contou que a equipe do TJMA demonstrou a metodologia de construção e o sistema Action, para o qual os projetos foram migrados e estão monitorados em tempo real. Acrescentou que, por meio dele, ocorrerão as reuniões de avaliação estratégica.

“O grande ganho é que o Tribunal irá ter, em tempo real, todos os 43 projetos estratégicos. Eles serão monitoradas em tempo real em relação aos seus alcances, aos seus objetivos, a ao engajamento das equipes, contribuindo para o alcance do planejamento estratégico”, resumiu Rodrigo Valente.