TJMA empossa desembargador substituto Edilson Caridade e cinco juízes e juízas na entrância final
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, empossou, nesta quarta-feira (16/10), o juiz José Edilson Caridade Ribeiro (titular da 8ª Vara da Fazenda Pública de São Luís), no cargo de desembargador substituto no TJMA, além dos juízes Frederico Feitosa de Oliveira e Iran Kurban Filho e das juízas Tereza Cristina Franco Palhares Nina, Edilsa Barros Ferreira Lopes Viégas e Raquel Araújo Castro Teles de Menezes.
COMARCA DE IMPERATRIZ
Tereza Cristina Franco Palhares Nina tomou posse na Comarca de Imperatriz, de entrância final, como juíza auxiliar, promovida pelo critério de merecimento.
Edilsa Barros Ferreira Lopes Viégas também tomou posse como juíza auxiliar na mesma comarca, promovida pelo critério de antiguidade. Durante a cerimônia de posse, Edilza Viégas comemorou a promoção, após 19 anos de carreira, destacando a coletividade e o trabalho em equipe que proporcionaram seu reconhecimento na prestação jurisdicional.
“Chegou o momento da promoção para entrância final. Só quero agradecer, porque não alcançamos esse patamar sozinhos, são várias pessoas envolvidas. Estou em uma unidade composta por várias pessoas competentes (1ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz), sendo uma unidade muito boa e objetiva. Meu muito obrigada!”, declarou.
COMARCA DE TIMON
Iran Kurban Filho tomou posse como juiz auxiliar na comarca de Timon, de entrância final, promovido pelo critério de antiguidade.
Raquel Araújo Castro Teles de Menezes tomou posse como juíza da 3ª Vara Criminal de Timon, promovida pelo critério de merecimento.
COMARCA DE CAXIAS
Frederico Feitosa de Oliveira tomou posse como juiz auxiliar na comarca de Caxias, de entrância final, promovido pelo critério de merecimento.
Durante a solenidade, o desembargador Froz Sobrinho disse que o Judiciário impacta no social. “Vamos olhar para a frente, vamos pensar no futuro. São mais juízes(as) e mais servidores(as) qualificados(as) chegando ao Tribunal. Sejam bem-vindos e bem-vindas. Parabéns a todos e muito obrigado!” resumiu.
A desembargadora Márcia Chaves, na oportunidade representando o Grupo Maria Firmina, que tem o objetivo de viabilizar mais espaços e voz para as mulheres que compõem o TJMA, destacou o protagonismo feminino entre os magistrados(as) promovidos(as).
“Nós conseguimos assentar três mulheres, e isso, para nós, é motivo de muito orgulho. Três mulheres que realmente representam o nosso Judiciário de uma forma linda, porque são mulheres totalmente trabalhadoras e convictas de suas obrigações. O Grupo Maria Firmina também se alegra com a chegada desses homens que jamais serão nossos concorrentes, mas nossos companheiros, para que juntos possamos melhorar a prestação jurisdicional”, declarou.
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros, definiu o momento como um marco para a expansão do Tribunal, pela promoção dos juízes e juízas e movimentação na carreira, bem como pela elevação das comarcas de Imperatriz, Timon e Caxias.
As decisões foram tomadas na sessão administrativa do Órgão Especial, realizada nesta quarta-feira.
Os termos de compromisso e posse foram lidos pela diretora-geral do TJMA, em exercício, Mariana Clementino Brandão. Participaram da solenidade, magistrados, magistradas, servidores e servidoras e familiares.