TJMA certifica setores por destaque nacional no Ranking da Transparência
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizou, na manhã desta segunda-feira (1º/9), no Gabinete da Presidência, a cerimônia de entrega dos certificados de reconhecimento aos setores que contribuíram para a conquista do 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJMA, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, que destacou o esforço coletivo das equipes envolvidas.
Durante a cerimônia, o presidente Froz Sobrinho ressaltou que o prêmio é resultado da união e do trabalho conjunto de todas as diretorias, coordenadorias e divisões do Tribunal. “Todos foram muito importantes para esse prêmio. Nós somos unidos. Trabalhamos muito. Alinhamos nossas forças, um ajudando o outro, e conseguimos alcançar um objetivo quase inalcançável, um prêmio nacional de transparência”, afirmou.
O desembargador enfatizou que o reconhecimento não pertence apenas à Presidência, mas a todos os setores do TJMA.
Cada setor é importante. Nós somos um tribunal, somos um poder. E o poder trabalha em todos os níveis. Se há falha na recepção, afeta aqui. Se eu falhar aqui, afeta a recepção lá. Nosso trabalho é enxergar as pessoas, as comunidades, o Estado. E esse papel reverbera na forma como somos vistos pela sociedade”, completou.
Froz Sobrinho também refletiu sobre a percepção da população em relação à Justiça. “Quando alguém diz que quer justiça, não importa se o problema está no Ministério Público, na delegacia, na Defensoria ou no Judiciário, repercute em todos os órgãos. Ele quer que a coisa seja resolvida, e às vezes nem é uma questão nossa. Mas somos todos responsáveis por essa imagem”, finalizou.
Setores agraciados com o certificado de reconhecimento:
- Gabinete da Presidência;
- Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE);
- Assessoria de Comunicação da Presidência;
- Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência;
- Diretoria-Geral;
- Vice-Presidência;
- Ouvidoria;
- Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
- Núcleo Permanente de Acessibilidade e Inclusão;
- Diretoria Judiciária;
- Secretaria-Geral do Plenário e do Órgão Especial;
- Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação;
- Diretoria Financeira;
- Diretoria de Recursos Humanos;
- Coordenadoria de Licitações;
- Coordenadoria de Gestão de Contratos;
- Divisão de Contratos e Convênios;
- Diretoria Administrativa;
- Diretoria de Auditoria Interna;
- Divisão de Cadastro da CGJ;
- Assessoria de Gestão de Precatórios;
- Cerimonial.
O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência do TJMA, desembargador Josemar Lopes Santos, também participou da solenidade e destacou o impacto do reconhecimento para a Comissão. “Esse certificado reflete a competência e o comprometimento dos servidores. A acessibilidade é um desafio que vencemos todos os dias, em especial na sede do Tribunal por ser um prédio histórico. Mas seguimos empenhados em vencer essas barreiras e entregar mais inclusão”, declarou.
RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO
A juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento e Controle da Estratégia (COACE), Tereza Palhares Nina, reforçou a importância do reconhecimento. “O presidente está valorizando o trabalho de todos os setores que contribuíram para que o TJMA alcançasse 100% no ranking da transparência. Isso mostra que temos atuado de forma conjunta, eficaz, com informações claras e padronizadas, conforme as diretrizes do CNJ”, disse.
Tereza Nina também destacou o avanço institucional do TJMA. “Temos crescido nesse ranking ao longo dos anos e, em 2025, chegamos ao primeiro lugar. Esse reconhecimento motiva as equipes a manterem a excelência em seus trabalhos”, concluiu.
diretor administrativo do TJMA, Rodrigo Valente, celebrou o reconhecimento recebido pela Diretoria Administrativa e pelas unidades vinculadas, como as coordenadorias de Licitação e Gestão de Contratos, e a Divisão de Contratos e Convênios. “É uma alegria muito grande fazer parte dessa equipe liderada pelo presidente Froz Sobrinho. Tivemos um trabalho intenso, inclusive aos fins de semana, para atender aos requisitos do CNJ”, relatou.
Segundo Valente, foi necessário reformular processos e atualizar a forma como as informações eram disponibilizadas. “Fizemos uma força-tarefa envolvendo servidores da Diretoria Administrativa, do material, patrimônio, transporte e outras unidades. Juntamos as mãos em prol dos indicadores exigidos pelo CNJ e conseguimos cumprir todos”, afirmou.
Responsável por conduzir grande parte das modificações, ajustes e aprimoramentos realizados no Portal do Poder Judiciário, o assessor-chefe da Assessoria de Comunicação do TJMA, Paulo Falcão, destacou que o portal é o espaço onde são divulgadas as informações públicas disponibilizadas pelos setores envolvidos, que garantem transparência e acessibilidade. Para Falcão, o reconhecimento recebido é fruto de um esforço coletivo.
“É um trabalho de várias mãos, que juntas garantem um resultado final percebido pelo CNJ e pela sociedade. Dedico esse reconhecimento à minha equipe, que esteve empenhada em cada etapa desse processo. A missão agora é seguir avançando, mantendo o TJMA entre os tribunais mais transparentes do país”, pontuou.
A cerimônia também contou com a participação do ouvidor-geral do TJMA, desembargador Antônio José Vieira Filho; da diretora-geral, juíza Ticiany Palácio; do juiz auxiliar da Presidência, Gladiston Cutrim; do juiz assessor de Relações Institucionais, Douglas Lima da Guia; diretores, coordenadores e servidores dos setores agraciados.
