O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

TJMA apoia evento religioso de matriz africana

A Procissão dos Orixás – que envolve seguidores de religiões de matriz africana e realizada na data do aniversário de São Luis – contou com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão que, seguindo sua política socioambiental e de preservação da natureza, disponibilizou mil balões biodegradáveis para o evento. 

A Procissão dos Orixás acontece em São Luís há mais de seis décadas e foi apoiada também pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, que tem como presidente Kátia Bogéa. Ela ressaltou a tradição, a grandiosidade e a temática escolhida para as celebrações.

O evento foi uma promoção da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros do Maranhão (FUCABMA) e envolveu Pais e Mães de Santo e seus seguidores, entoando cânticos e carregando os balões brancos biodegradáveis doados pelo TJMA, em sinônimo de paz. 

O cortejo religioso e cultural começou na Praça Pedro II, em frente ao prédio do TJMA e percorreu várias ruas do Centro Histórico de São Luís, pregando o respeito às religiões e destacando a luta contra o racismo a intolerância religiosa.