TJMA apoia campanha de valorização da vida no trânsito

O Tribunal de Justiça do Maranhão – por meio da Diretoria de Recursos Humanos – apoia o movimento “Maio Amarelo”, incentivando a segurança e a valorização da vida no trânsito, por meio de parceria com o Departamento Estadual (Detran-MA).

A campanha deste ano, que tem como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, está sendo realizada, principalmente, em ambiente digital, uma vez que tanto a Coordenação Nacional do Movimento Maio Amarelo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), bem como o Poder Judiciário e demais instituições, estão seguindo as orientações de órgãos da saúde, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A chefe de Divisão de Avaliação de Desempenho (integrante da Diretoria de Recursos Humanos do TJMA), Liana Rachel Bandeira Costa, ressalta que a iniciativa visa alertar a sociedade para a importância da valorização da vida no trânsito, além de superar as dificuldades impostas pelo isolamento social em virtude da pandemia, explorando o potencial e o alcance das redes sociais.

TRÂNSITO

Neste mês, o Detran-MA tem promovido – no site e nas redes sociais – campanha de divulgação de suas ações e de mensagens educativas, relacionadas ao trânsito e ao bem-estar social, com vistas a divulgar, de forma eficaz, a mensagem do Maio Amarelo.

Segundo a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a mensagem do Movimento Maio Amarelo reforça, ainda mais, a valorização da vida neste momento de pandemia. “A mensagem nos chama para protegermos a vida. O tema do Maio Amarelo 2020 nos propõe uma reflexão e uma reação mais consciente aos problemas de segurança no trânsito”, afirma.

ORIENTAÇÕES

Mesmo que a recomendação seja ficar em casa, neste período, algumas vezes é preciso sair para realizar atividades essenciais (ir ao mercado, à farmácia, ao hospital ou trabalhar fora – quando necessário).

Nesses momentos, motoristas e pedestres devem continuar atentos à segurança no trânsito. Algumas atitudes podem contribuir para um trânsito mais seguro, tais como: usar o cinto de segurança, respeitar a sinalização, não dirigir sob efeito de álcool, não usar o telefone celular enquanto dirige e usar os devidos equipamentos de proteção.

COOPERAÇÃO

O Tribunal de Justiça do Maranhão possui Acordo de Cooperação Técnica, assinado no ano de 2018, pelo ex-presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, e a diretora-geral do Detran, Larissa Abdala Brito, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas referentes ao trânsito, relacionadas à programação do movimento “Maio Amarelo”. A inovação levada ao TJMA, com a assinatura do acordo, foi a instituição do programa “Detran Volante”, de educação para o trânsito em ambiente corporativo.

MAIO AMARELO

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, principalmente, o número de mortes ocasionadas. A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutirem o tema. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).