TJMA alerta sobre cuidados para prevenção à Covid-19

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) reforça a importância dos cuidados para prevenção à Covid-19 e alerta magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, terceirizados e profissionais da área jurídica para o enfrentamento da disseminação do vírus em suas dependências. Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, no dia 15 de novembro de 2020, o Maranhão possui 189.590 casos confirmados.

Durante todo o período da pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Poder Judiciário do Maranhão vem aplicando medidas de prevenção à doença, trabalhando de forma incansável para garantir, com segurança, que a tutela jurisdicional seja prestada de forma célere e segura, tanto para quem executa os serviços judiciais, quanto para os que precisam deles, os jurisdicionados.

Medidas de Prevenção

O TJMA alerta sobre a obrigatoriedade em se cumprir com os protocolos de higiene para evitar o contágio da Covid-19, tais como: lavar as mãos com frequência (usar sabão e água ou álcool em gel); manter uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando; usar máscaras; não tocar nos olhos, no nariz ou na boca; cobrir nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar; ficar em casa em caso de indisposição e procurar atendimento médico em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar.

Nas dependências do Judiciário, deve-se evitar o uso compartilhado de telefones, canetas, teclados e mouse, maçanetas de portas, além de objetos de uso pessoal (deve-se higienizar sempre antes do uso); manter as salas arejadas e limpas e abrir janelas ou portas pelo menos uma hora por expediente.

Guia de Conduta

Para informações mais detalhadas, o TJMA lançou o Guia de Conduta Covid-19, com o objetivo de propor regras e condutas para as atividades presenciais, no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão. A publicação foi elaborada pela Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização, por determinação da Presidência do Tribunal de Justiça ao Comitê Estadual de Saúde do Estado do Maranhão.

As orientações dispostas no Guia devem ser cumpridas por magistrados, servidores, estagiários, colaboradores, terceirizados, profissionais da área jurídica, bem como o público em geral, que frequentam as dependências do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, com o propósito de prevenir a disseminação da Covid-19.

Acesse AQUI o Guia de Conduta Covid-19.

Portal da Saúde 

Para saber de todas recomendações em um só lugar, o TJMA disponibilizou o “Portal da Saúde”, que reúne informações e orientações sobre os serviços ofertados pela Coodenadoria dos Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Destacam-se também as medidas relacionadas à prevenção da contaminação pelo novo coronavírus e as alterações relativas à prestação jurisdicional, diante da pandemia da Covid-19.

Conheça AQUI o Portal da Saúde.

Atendimento da Divisão Médica do TJMA

A Divisão Médica oferece atendimento presencial, das 8h às 15h, para solicitações agendadas por meio do sistema no SALUS, e atendimento de situação emergencial de pessoa com sintomas que não sejam relacionados a sintomas gripais. 

O atendimento por teleorientação é feito sem precisar de agendamento. O servidor ou magistrado poderá ligar diretamente para o telefone (98) 98414-4524 no período das 15h às 18h, de segunda a sexta-feira, para atendimento com a doutora Edna Lemos.

No caso de videoconferência, deverá agendar no sistema Salus. O servidor aguardará o e-mail para entrar na sala de conferência no horário agendado, não devendo comparecer ao Setor Médico. Para apoio ao agendamento de videoconsulta ou teleorientação à tarde, ele pode entrar em contato pelos números (98)99137-3565 (Elisângela) e (98) 98733-1209 (Fátima).

Demais dúvidas e assuntos administrativos, contatar a Divisão Médica no horário de funcionamento, pelos telefones (98) 3198-4382 e 3198-4383 ou por e-mail divmedica@tjma.jus.br ou Whatsapp (98) 98445-4595, com horário de funcionamento das 8h às 15h.