.

Timon: Avenida Francisco Carlos Jansen receberá obras de esgotamento sanitário a partir 06 de dezembro

As obras do programa Timon Saneada 2 chegam à fase mais importante, a partir de 06 de dezembro, com o início da implantação de uma linha interceptora de esgoto na Avenida Francisco Carlos Jansen, no Parque Piauí. Cerca de 20 profissionais estarão envolvidos nos trabalhos que devem durar aproximadamente 15 dias. O interceptor tem a função de receber o esgoto da cidade e encaminhar para a Elevatória que também está sendo construída na região.

Para viabilizar os trabalhos, será necessária a interdição temporária de um trecho da avenida Francisco Carlos Jansen, compreendido entre as ruas Ananias Carvalho e Sambico, sentido oeste – leste. A concessionária destaca que a área estará devidamente sinalizada e o Departamento Municipal de Trânsito em Timon (DMTRANS) dará o suporte necessário para orientar o tráfego de veículos e pedestres na região.

Durante o período de obra, a orientação é para que os condutores que irão transitar no sentido Timon-Teresina dobrem à direita na rua Ananias Carvalho, sigam por quatro quarteirões seguidos e dobrem à esquerda na rua Dr João Lula, seguindo reto até a Avenida Piauí. Quem vem do sentido Teresina-Timon, o fluxo estará normal na avenida Francisco Carlos Jansen.

O programa Timon Saneada 2 aumentará a cobertura de esgoto do município de 3% para 33% até março de 2022, refletindo diretamente na melhoria da saúde dos timonenses. A cidade está com várias frentes de trabalho, como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, na zona rural, e das ligações de esgoto no Centro da cidade. A expectativa é que a universalização da cobertura de esgoto aconteça até o fim de 2026, com um investimento total de R$ 168 milhões.

“As ações de ampliação da cobertura de esgoto são de grande importância para uma cidade, pois impacta na qualidade de vida dos moradores, traz valorização imobiliária e ainda preserva o meio ambiente. Aqui em Timon, o principal objetivo dos investimentos em esgotamento sanitário é eliminar os esgotos a céu aberto, situação comum hoje em dia, e preparar a cidade para uma nova era de desenvolvimento, com uma população mais saudável”, destaca o coordenador de Operações da Águas de Timon, Tadeu Bezerra.