TIM e AgTech Garage abrem chamada para projetos relacionados ao agronegócio e 5G
A TIM e o AgTech Garage reforçam sua parceria em busca de startups inovadoras e abrem uma chamada para projetos voltados para a próxima geração de redes móveis, o 5G. Agora, a busca é por startups interessadas em testar as aplicações no laboratório da TIM no Rio de Janeiro, em formato de Prova de Conceito (POC). Esta é a primeira chamada para projetos no agro em 5G promovida por uma operadora, e a ideia é avaliar, desde já, aplicações que possam entrar em operação comercial após a viabilidade da rede, em 2022.
Esta é a segunda chamada realizada entre a TIM e o AgTechGarage. Em agosto do ano passado, a operadora, através de seu projeto 4G TIM no Campo, buscou soluções de conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Na ocasião, a seleção de projetos contou também com empresas parceiras, como Amaggi, Adecoagro, Jalles Machado e Citrosuco, que contribuíram para avaliar os projetos de acordo com a perspectiva do produtor. Mais de 50 projetos foram enviados, e três startups foram selecionadas: Perfect Flight, Adroit Robotics e Tarvos.
A TIM é pioneira em iniciativas com 5G no país, tendo quatro projetos piloto em andamento, inclusive para o agronegócio. Todos são relacionados a redes 5G SA, ou Stand Alone, o padrão definido pelo governo federal para implementação de rede, após o leilão de frequências realizado no início de novembro. Em abril, a TIM realizou um teste que atingiu a maior velocidade registrada no país, com equipamentos de rede comercial.
Para Janilson Bezerra, Diretor de Inovação da TIM Brasil, o sucesso da parceria com o hub é uma mostra de que há muito espaço para projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções no Brasil: “Estamos felizes em contar com o AgTech Garage em mais uma chamada de projetos por startups. Inovação está em nosso DNA, e quando aliamos isso ao agronegócio e ao futuro da conectividade, com o 5G, acreditamos que estamos dando mais um passo para habilitar negócios e soluções diferenciadas”.
Átila Xavier, Diretor de Diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM, complementa, destacando a importância de novas tecnologias para a oferta de serviços: “A parceria com o AgTech faz todo sentido. Estamos em busca de soluções que nos permitam ampliar a oferta de conectividade aos clientes, sejam eles empresas, fazendas ou pessoas físicas. Este é o melhor momento para realizar testes e descobrir necessidades e demandas do mercado”.
“Acreditamos que incentivar projetos de pesquisa e startups seja essencial para a geração de novos negócios e estimular a inovação no Brasil. A chegada do 5G abre novas frentes de pesquisa, e contamos com a TIM para pensar em inovação para o agronegócio, um setor essencial para a economia brasileira”, avalia José Tomé, CEO do AgTech Garage. Para mais informações, inscrições e calendário completo, acesse: www.agtechgarage.com/desafio-tim-5g
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”. É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.
A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética” e a obter a certificação ISO 37.001. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.