TIM avança com rede 4G no Maranhão e se prepara para chegada do 5G 

Representantes da TIM se reuniram com o prefeito de São Luis, Eduardo Braide, para falar sobre a presença da companhia na região, incluindo investimentos robustos em relação à infraestrutura de rede, com alguns projetos exclusivos, e preparação da rede para o 5G. O encontro aconteceu na quarta (01).

Dentre os planos da operadora, está o foco de cobrir 100% dos municípios do Estado com a rede 4G até 2023 e a preparação para levar o 5G para a capital, São Luís, assim que o espectro for liberado pela Anatel. A companhia está presente, hoje, em 167 cidades, o que corresponde a 76% do total de cidades, sendo 159 municípios do Maranhão cobertos com a rede de quarta geração. Com a migração dos clientes da Oi, nos DDD 99, a perspectiva é ampliar ainda mais os serviços. 

“A cada ano, consolidamos nossa presença e liderança de mercado no Maranhão. São projetos de infraestrutura de rede, tecnologia e inovação para garantir que nossos clientes tenham a melhor experiência com nossos serviços. Além da forte evolução da cobertura 4G, seguimos preparando o caminho para a chegada da tecnologia 5G que, acreditamos, irá democratizar o acesso à saúde, à educação à distância e a inclusão e transformação digital nas cidades, estimulando a geração de mais negócios e oportunidades para a vida dos brasileiros”, afirma a gerente de Relações Institucionais do Norte, Bianca Franco.   

Para expandir a rede na região, uma das iniciativas da TIM é o projeto Sky Coverage. Vale destacar que, apesar de geograficamente estar localizado no Nordeste, o Maranhão, para o setor de Telecom faz parte das estratégias do Norte.   

A iniciativa conta com mais de mil sites e tem como um dos objetivos levar conectividade de forma sustentável, por meio de sites off-grid, ou seja, que não precisam da rede de energia, para áreas mais distantes do Brasil. Estas estruturas utilizam painéis solares para alimentação, constituindo uma fonte de energia limpa e sustentável e reforçando os pilares ESG da TIM.

“Com a Lei Municipal 6.985/2022, a nossa cidade está preparada para receber essa nova tecnologia 5G, que vai proporcionar uma internet mais rápida, mais segura e vai permitir uma série de novos serviços em diversas áreas”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

AMPLIAÇÃO NO ATENDIMENTO 

Entre os planos da operadora para a região está a expansão da rede de atendimento para acelerar o seu crescimento no Maranhão. Atualmente, são nove lojas no Estado e a meta deste ano é inaugurar mais três revendas. A iniciativa ajuda também a movimentar as economias locais, já que todos os novos pontos de venda geram empregos e renda para a região. 

Foto: A.Baeta