TIM amplia parceria com F5 Networks e inclui soluções de segurança e otimização de tráfego para rede

Em um movimento de consolidação de investimentos e avaliação de fornecedores e parceiros, a TIM Brasil anuncia a expansão da parceria com a F5 Networks, através de sua integradora Dinadigital, para expansão dos projetos relacionados a DNS seguro (endereçamento na Internet), otimização de tráfego de rede e firewall de alta capacidade para rede móvel. A proposta de uma plataforma integrada, única no mercado brasileiro, prevê a melhoria contínua da experiência do usuário TIM, garantindo entrega de dados com menos perda e mais segurança.

A TIM é a primeira operadora no Brasil a implementar um projeto deste porte com a F5, sendo considerado pelo parceiro como seu melhor projeto na América Latina. Hoje, existem três projetos integrando a TIM e Dinadigital, em fases de implementação diferentes, e que preveem o uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para melhorar, cada vez mais, a experiência do cliente, garantindo melhor performance, mais segurança e novas funcionalidades.

Ao reduzir o número de empresas contratadas e consolidar fornecedores e parceiros, a TIM acredita que a medida irá ajudar a reduzir custos e promover mais sinergia entre as áreas técnicas.  Líder em cobertura 4G, presente em mais de 4.700 cidades, a opção pela Dinadigital como integradora permite à operadora descentralizar operações, com uma solução mais robusta e segura. A meta da operadora é oferecer a melhor experiência aos clientes, investindo em tecnologias e infraestrutura que preparam a rede para o 5G.

Na primeira fase do projeto, as empresas irão focar na implementação da solução de DNS seguro da F5 em diversos PoP (Point of Presence, responsáveis pela distribuição do acesso local de internet aos clientes). A meta é evitar gargalos na função de endereçamentos IP, diminuir a latência e acelerar a navegação.

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, operadora com atuação nacional e líder em cobertura 4G. Reconhecida por estar à frente de movimentos importantes do mercado – em linha com a sua assinatura, “Imagine as possibilidades” –, a empresa é pioneira em testes do 5G no país e teve atuação protagonista no leilão da nova tecnologia, que revolucionará diversos segmentos da economia brasileira.

Por atuar comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a obter o selo “Pró-ética” da Controladoria Geral da União e a certificação ISO 37001, de combate ao suborno.

A TIM valoriza uma cultura organizacional mais diversa e inclusiva e trabalha também para combater o preconceito e conscientizar toda a sociedade. Essa atuação já recebeu reconhecimentos importantes: a operadora está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Sobre a F5

A F5 (NASDAQ: FFIV) oferece às empresas mais importantes do mundo, provedores de serviços, governos e marcas voltadas para o consumo a liberdade de fornecerem todas as aplicações de maneira segura, em qualquer lugar, e com a confiança de que precisam. A F5 cria uma camada de serviços para as aplicações que inclui criptografia e segurança e permite que as organizações adotem a infraestrutura de sua escolha sem sacrificar a velocidade e o controle. Para obter mais informações, acesse f5.com. Você também pode nos seguir em @f5_latam no Twitter ou nos visitar no LinkedIn, Facebook e Instagram para saber mais sobre a F5, seus parceiros e tecnologias. F5 e BIG-IP são marcas comerciais ou marcas de serviço da F5, Networks Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de produtos e empresas incluídos aqui podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.