Esporte

Thibaut Courtois retorna ao time principal para final da Champions League: Saiba algumas curiosidades sobre o goleiro do Real Madrid

Thibaut Courtois está de volta. O goleiro perdeu a maior parte da temporada 2023/24 devido a duas graves lesões no joelho, mas desde seu retorno em abril, ele jogou quatro partidas e não sofreu nenhum gol. Há uma boa chance de que ele seja o titular do Real Madrid na final da Champions League no sábado.

Curiosamente, o belga poderia ter escolhido outro caminho, já que vem de uma família de jogadores de vôlei. Relembrando da carreira do goleiro, reunimos cinco fatos que talvez você não saiba sobre Courtois.

Ele era lateral-esquerdo quando era mais jovem

O belga é atualmente um dos melhores goleiros do mundo, mas ele não iniciou como goleiro quando começou a jogar futebol. Courtois jogava como lateral-esquerdo em seu primeiro time, o Bilzerse Waltwilder. Foi apenas quando chegou ao Genk que viram suas habilidades para jogar no gol e decidiram dar-lhe uma chance nessa posição. Foi só quando ele tinha sete ou oito anos que vestiu as luvas pela primeira vez, mas seu talento o levou a subir até o time principal e estrear em 2009 contra o Gent.

Sua família jogava vôlei

Embora Courtois tenha passado a vida inteira jogando futebol, sua família adorava outro esporte. O jogador belga revelou que seus dons como goleiro são parcialmente devido à genética, já que seus pais jogavam vôlei. Em uma entrevista à Real Madrid TV, ele explicou: “Eles eram jogadores de vôlei e é um esporte onde você precisa que as pessoas altas cheguem ao chão muito rapidamente. Desde criança, eu me jogava no chão no jardim e jogava vôlei de praia. Isso também me transformou no goleiro que sou, e me ajudou muito. Ter dois metros de altura e ser capaz de agir rápido significa que você pode defender muitas bolas.” Embora seus pais não jogassem em nível profissional, sua irmã joga. Valérie Courtois tem 33 anos, joga como líbero e foi nomeada a Melhor Líbero do Campeonato Europeu em 2013.

Seu amor por celebrar os gols dos companheiros

O goleiro do Real Madrid já discutiu a maneira como celebra os gols de seus companheiros e a diferença entre fazer isso em casa ou diante dos torcedores rivais, em uma entrevista aos meios oficiais do clube. Ele disse: “Sempre dou um pequeno pulo. Quando jogamos em casa, comemoro com os torcedores, mas nos estádios adversários eles nem sempre ficam felizes com você e vaiam. Sempre toco nos dois postes e no travessão e, quando meus companheiros voltam para o nosso lado do campo, fazemos um gesto com os dedos.”

Seu papel na DUX Gaming

Courtois possui uma parte da equipe de eSports DUX Gaming. Ele é conhecido por seu amor pelo eSporte e já foi visto diversas vezes compartilhando as telas com streamers famosos e criando conteúdos de jogos para as redes sociais.

Ele era goleiro do Atlético de Madrid quando o Real Madrid ganhou La Décima

Courtois se juntou ao Real Madrid em agosto de 2018, mas apenas alguns anos antes ele havia enfrentado o Real Madrid em um dos jogos mais importantes da história dos Merengues: a final da UEFA Champions League em maio de 2014, na qual o Real Madrid conseguiu vencer La Décima. Courtois estava no gol do Atlético de Madrid naquela final, que terminou com uma vitória por 4-1 para seu time atual. Mais tarde, ele levantou a Champions League fazendo várias defesas pelo Real Madrid na final de 2022, e neste fim de semana ele buscará vencer outra vez.