"
Educação

Thiago Cascabulho chega a São Luís com Projeto Douradinho para bate papo com professores e alunos sobre preservação de rios por meio da literatura

O escritor Thiago Cascabulho volta a São Luís, entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro para se reunir com mil alunos e professores do ensino fundamental da rede pública de ensino. Serão 18 encontros ao longo de uma semana para falar sobre seu livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, que faz parte de um dos mais longevos programas de educação ambiental do Brasil, o Projeto Douradinho, com 22 anos de estrada.

Em 2024 o Projeto Douradinho foi patrocinado pela Santos Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Ano passado estive aqui em São Luís com meu outro programa, o projeto Abraça o Mar. Vivi momentos inesquecíveis, com a participação de centenas de alunos. Voltar pra cá tão rápido me ajuda a reafirmar a admiração pela cultura e potencialidades deste território na discussão de temas do campo da Educação Ambiental”, diz Thiago.

“Amiga Lata, Amigo Rio” conta a história de um pequeno peixe cascudo que ganha o apelido de Douradinho depois que uma lata dourada se prende em sua nadadeira. A história já foi adaptada para o teatro e para desenho animado, e o personagem virou também contador de histórias, na série animada Fábulas do Douradinho, tudo fácil de encontrar no site do projeto.

A capital do Maranhão se prepara para oferecer uma experiência singular às crianças e adolescentes, que terão a oportunidade de se aproximar da dinâmica e do propósito do Projeto Douradinho: reforçar, por meio da literatura, a importância das águas para a existência da vida no planeta. Uma das propostas do projeto é, também, fomentar o desenvolvimento de professores no campo da Educação Ambiental, apresentando conceitos e metodologias atualizados.   

“Os encontros com o autor são o fechamento de um grande ciclo que começa com a leitura do livro, passa pela formação das educadoras e a realização das ações pedagógicas propostas por nossa metodologia. Quando o Thiago chega na escola ele vê um pouco do que foi realizado, responde perguntas, conta causos e inspira o surgimento de novos leitores”, conta Laura Amorim, produtora do projeto.  

Para além do livro, o Projeto Douradinho disponibiliza cursos em formato EAD, disponíveis no site,  com certificado de oito horas, autenticado pela Pedagoga Para Liberdade.

Para saber mais sobre o Projeto Douradinho, acesse: www.projetodouradinho.com.br  

Sobre o Projeto Douradinho

Programa cultural de educação ambiental e incentivo à leitura em defesa dos rios. Em 2024 tem o patrocínio da Santos Brasil, e será realizado presencialmente em 5 cidades de SP, MA, PA e AL.