O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
GeralÚltimas Noticias

Thay Evangelista propõe criação da Secretaria Municipal da Mulher em São Luís

Na sessão da Câmara Municipal de São Luís realizada nesta quarta-feira (12), a vereadora Thay Evangelista (União) apresentou requerimento solicitando a criação da Secretaria Municipal da Mulher. A proposta vai assegurar uma gestão mais eficaz e estruturada no atendimento às demandas e direitos das mulheres da capital. Na ocasião, a parlamentar destacou a urgência de um órgão específico para o acompanhamento das políticas públicas voltadas ao gênero.

Atual procuradora da Mulher da Câmara Municipal, Thay Evangelista destacou a relevância do projeto. “Essa secretaria não é ideológica, é uma necessidade. Nós mulheres somos maioria da população brasileira e devemos ter um espaço para as nossas prioridades, para defender as pautas das mulheres. Estou muito entusiasmada e confiante que essa pauta seja efetivada”, apontou.

Ela acrescentou que esta é uma iniciativa importante para as mulheres de São Luís. “A criação da Secretaria Municipal da Mulher permitirá uma atuação mais coordenada e efetiva, além de fortalecer o combate à violência de gênero, que tem mostrado números alarmantes em nossa cidade”, afirmou.

O requerimento, que recebeu o apoio de vários parlamentares da Casa, também foi subscrito por outros vereadores, demonstrando a força e o consenso em torno da causa. A proposta vislumbra, entre outras ações, a criação de políticas públicas voltadas para a saúde, segurança, educação e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.

Entre os parlamentares que se manifestaram a favor da proposta, o vereador Octávio Soeiro (PSB) foi enfático ao parabenizar a vereadora Thay Evangelista pela medida, destacando a importância da criação de um órgão especializado na administração municipal. Octávio Soeiro classificou como “vergonhoso” o fato de São Luís, a 15ª maior capital do Brasil, ainda não contar com uma secretaria dedicada a essa causa tão urgente. 

“São Luís não pode mais ignorar as demandas das mulheres. Esse projeto é uma questão de prioridade, principalmente quando consideramos o alto índice de violência contra a mulher que nossa cidade enfrenta. A criação dessa secretaria é uma medida urgente para garantir políticas voltadas às mulheres”, ressaltou.

O parlamentar também fez questão de lembrar que sua mãe, Bárbara Soeiro, ex-vereadora da capital, foi responsável pela criação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, uma ação pioneira que, segundo ele, foi um passo importante para o avanço dos direitos das mulheres em São Luís.

Outro vereador que se manifestou favoravelmente ao projeto foi Jonhatan Soares, do Coletivo Nós (PT). Em sua fala, Jhonatan reforçou a necessidade de São Luís se igualar a outras capitais que já contam com estruturas específicas para a promoção dos direitos das mulheres. O co-vereador destacou que a criação da Secretaria da Mulher é um compromisso com a equidade de gênero e uma medida relevante para enfrentamento, de forma mais efetiva, das desigualdades e

violências de gênero. 

“Parabenizo a colega pela proposta e que este órgão seja concretizado e tenha prioridade na gestão municipal. Desejamos que este requerimento seja aprovado e efetivado, que seja uma secretaria com orçamento, com equipe e, de fato, concretizado”, enfatizou Jonhatan Soares.