Giro de Noticias

Thaiza Hortegal ​participa do lançamento da pedra fundamental do Hospital do Câncer em Pinheiro

Representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP) participou do lançamento da pedra fundamental do novo Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino, em Pinheiro. A obra, articulada pelo senador Weverton Rocha, apoiada pelo prefeito Luciano Genésio e pela bancada federal maranhense, que já garantiu R$ 25 Milhões para o início da construção.

“É um marco histórico para a Prefeitura de Pinheiro e para a saúde da Baixada Maranhense, na gestão do prefeito Luciano, que não tem medido esforços para ampliar o atendimento na saúde, não apenas para Pinheiro, mas para toda esta região. O hospital estava previsto para outra cidade, mas o prefeito Luciano conseguiu sensibilizar toda a bancada para a nossa necessidade e aqui estamos iniciando a concretização de um sonho”, destacou Dra. Thaiza.

A parlamentar se colocou à disposição da Fundação Antonio Dino, do senador Weverton, dos deputados federais presentes no lançamento, Hildo Rocha e João Marcelo, assim como de toda a bancada federal e da Prefeitura de Pinheiro, para tornar a obra mais célere possível.

“Nosso papel é trabalhar para que esta obra se concretize o mais rápido possível. Eu não medirei esforços para que os pacientes da Baixada usufruam logo desse importante hospital”, frisou a deputada.

Carreta da Prevenção

Durante o lançamento, o prefeito de Pinheiro Luciano Genésio anunciou a entrega de uma carreta que vai percorrer a região. “Esse veículo fará uma busca ativa, realizando diagnósticos como ação preventiva contra o câncer. A intenção é estar mais próxima possível da população que mais precisa desse tratamento, pois quanto mais cedo for o diagnóstico dos pacientes, mais chances de cura terão”, disse o prefeito.

O Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino será edificado em um terreno com cerca de 13 mil metros quadrados, sendo cinco mil de área construída. Terá 51 leitos, sendo seis de UTI, cinco de emergência, oito consultórios médicos que atenderão em 12 especialidades. Contará, ainda, com emergência oncológica e Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Centro Cirúrgico com seis salas, quimioterapia, serviço de imagem completo e equipe multidisciplinar.

Segundo a direção da Fundação Antonio Dino, a estimativa é de 83 mil atendimentos anuais. A previsão é atender mais de 40 municípios, tanto da Baixada quanto de outros das proximidades. A expectativa é gerar 250 empregos diretos, contribuindo, assim, para o crescimento da região.