Thaiza Hortegal conclama à conscientização pelo aleitamento materno
A deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira (3), para destacar a campanha “Agosto Dourado” e a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”. A parlamentar frisou as mobilizações encabeçadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pelo Governo do Maranhão.
“Primeiramente, quero destacar a atuação da Sociedade Brasileira de Pediatria, especialidade da minha carreira como médica e que tem um importante papel na conscientização das mães para manter a amamentação, realizando lives, cursos a distância, podcasts, publicações de vídeos com depoimentos de pediatras e de mães. Nós, médicos, temos o dever de difundir o que estudos científicos já comprovam quanto aos benefícios do aleitamento materno”, disse a parlamentar.
Médica pediatra, Thaiza Hortegal enfatizou que a amamentação intensifica o vínculo entre mãe e filho e que é a forma mais econômica e eficaz para se prevenir doenças, além de reduzir danos ao meio ambiente e gastos do estado com internações.
Nutrição
A deputada também destacou a iniciativa do Governo do Estado. “O governo lançou sua campanha local porque entende a importância dessa prática. Além da amamentação, incluiu mais uma necessidade, que é a erradicação do sub-registro civil de nascimento, estratégias voltadas para a garantia de nutrição e desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida. Ou seja, o governador Flávio Dino decidiu em uma só campanha de proteção à primeira infância realizar ações conjuntas das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Direitos Humanos e Participação Popular, pelo bem das nossas crianças”.
Segundo ela, trata-se de uma semana de extrema importância. “Conclamo a participação dos colegas em divulgar esta mobilização, incentivar campanhas de amamentação e aumento de estoque de leite materno, que já sofreu muito durante esse período de pandemia, com reduções drásticas de material. Portanto, participem, incentivem e divulguem!”.
Segundo dados da SBP, atualmente, em todo o Brasil, 823 mil mortes de crianças e 20 mil de mães, principalmente em decorrência do câncer de mama, são evitadas pelo aleitamento materno.