Thaiza comemora vitória da Enfermagem com aprovação do piso nacional no Senado
A deputada estadual Thaiza Hortegal (PP) usou a tribuna, nesta quinta-feira (25), para repercutir a aprovação, por unanimidade, do piso nacional da Enfermagem, votado no Senado Federal. O Projeto de Lei 2564/2020 ainda passará pela Câmara dos Deputados até a sanção do presidente da República, mas a parlamentar está confiante de que, em breve, terá fim a luta de décadas da categoria por essa conquista.
Segundo a parlamentar, todos sabem da importância e do reconhecimento que precisam dar a esta categoria, que há muitos anos aguarda por essa vitória.
“O projeto ainda vai para a Câmara Federal, mas entendemos que, assim como os senadores, os deputados serão unânimes em reconhecer, de uma vez por todas, o valor dessa classe que tem doado suas vidas pela dos outros. Grande foi o empenho dos conselhos regionais, em especial, o presidente do Coren-MA, José Carlos, com toda sua diretoria, Conselho Federal e profissionais da área que se mobilizaram na Internet. Que todo o mérito seja dado a eles”, destacou Thaiza Hortegal.
Conforme o projeto, o mínimo inicial para enfermeiros passa a ser R$ 4.750,00, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de Enfermagem e 50% do piso nacional para os auxiliares e as parteiras.