Termo de Cooperação Interinstitucional é assinado entre Seejuv e Defensoria Pública do Maranhão

A Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) realizou, nesta segunda-feira (16), assinatura do Termo de Cooperação Interinstitucional com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE).

O Termo de Cooperação Interinstitucional tem por objeto estabelecer cooperação técnica entre os partícipes para desenvolvimento de ações em favor do fortalecimento de políticas públicas voltadas aos direitos e protagonismo dos jovens maranhenses. A Defensoria Pública do Estado atenderá jovens e familiares assistidos pelo Projeto Juventude Viva nos municípios de Açailândia, Bacabal, Caxias, Codó, Imperatriz, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Timon. Todos esses municípios tiveram comitês gestores municipais de enfrentamento à mortalidade da juventude negra.  

Para a assinatura, estiveram presentes o subdefensor Geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão Dr Gabriel Furtado; o Defensor Público do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Dr. Joaquim Gonzaga Neto; a Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; a chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégica da Seejuv, Socorro Costa.

O Dr Gabriel Furtado enfatiza  quanto a  juventude é essencial para o desenvolvimento e no combate às desigualdades sociais. “Esse tipo de fortalecimento de políticas públicas para a juventude é importantíssimo, onde no Brasil ainda é um país jovem. Mesmo que esteja envelhecendo, ele é jovem, e esse público-alvo é balizador do desenvolvimento, do combate às desigualdades sociais e das demais mazelas sociais. Sabemos que o jovem, em especial a juventude negra, é o grande alvo da violência no Brasil, onde temos que fazer parte desse enfrentamento” declara.

A Secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira fala da importância da assinatura deste termo, onde consolida uma agenda que já vem sendo construída. “Essa agenda já vinha sendo construída com a Defensoria do Estado, na perspectiva de trabalhar o Juventude Viva, um plano que conseguimos implementar no estado. Realizamos diagnóstico em nove municípios do Maranhão e a nossa meta é fazer um processo formativo, no qual a defensoria irá construir conosco essa parceria além de outros programas e agendas que iremos realizar no estado com a Defensoria Pública do Estado, na perspectiva de ampliar direitos para a juventude e garanti-los também. Esse é um instrumento importantíssimo, e se avança a gestão pública no cuidado com os jovens do estado” disse.