Terceira etapa de ampliação do Hospital do Servidor segue em andamento

O Governo do Maranhão continua com as obras de saúde em todo o estado. Através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), 12 obras estão em andamento. Na Ilha de São Luís, uma dessas obras é o Hospital do Servidor, que está em ritmo acelerado.

A obra, que foi dividida em três etapas, segue com o cronograma de execução para ser entregue neste ano de 2021. Os serviços nesta fase estão concentrados no bloco II, com a construção dos espaços para receber a enfermaria, os leitos de isolamento, os postos de enfermagem, salas de exame, salas de repouso e mais.

Com o aumento dos leitos de enfermaria, somando mais 104 leitos à rede estadual, há um fortalecimento no atendimento médico e geração de emprego. Para a técnica em enfermagem Lojanne Silva, contratada no meio da pandemia e hoje efetiva do quadro de funcionários, a reforma fortalece a saúde pública.

“Quanto mais leitos, melhor. Muita gente precisa. Lá é um hospital excelente. Não falo apenas porque trabalho lá. Muita gente precisa disso, ainda mais nessa época de pandemia”, destacou Lojanne.

A técnica ainda contou sobre o aumento de servidores com a pandemia do novo coronavirus. “Muita gente estava aflita achando que ia sair. Todo mundo que entrou para atuar somente naquela época (de pico da pandemia) ficou. Eu fui uma. Gerou mais empregos e um melhor atendimento para os pacientes”, contou a técnica.

Para o secretário Clayton Noleto, isto só demonstra a preocupação do Governo do Estado com a saúde pública. “Em 2020, vivemos uma grande dificuldade na saúde, mas graças aos esforços da nossa gestão estadual, temos atuado prontamente para minimizar os efeitos da pandemia. E claro, isso não começou somente em março do ano passado, mas desde 2015 com as obras de reformas, ampliações e construções de hospitais e centros médicos”, comentou o secretário.

Outras etapas

Na primeira etapa foram entregues 18 consultórios médicos, 2 salas de espera, guarda pertences, balcão de informações e guarita. Ao final da segunda etapa, em julho de 2019, foram entregues os setores de imagem, oftalmologia e odontologia.

Composto por salas de atendimento, espera, coleta, entrega de laudos, ecocardiograma, teste ergométrico e ultrassonografia, o setor de imagem do Hospital do Servidor já está em funcionamento. Além disso, 8 consultórios oftalmológicos e 8 consultórios odontológicos foram construídos no anexo.

Ao final da terceira etapa da obra, o hospital terá 104 leitos de internação, 8 específicos de isolamento, 34 consultórios médicos e mais as salas para a realização de exames específicos. Tudo isso, com capacidade para atender 110 mil funcionários públicos do estado. Desde a segunda etapa, entregue e já em funcionamento, os servidores podem realizar consultas e exames em mais de 14 áreas médicas.