Tem edição especial do Diversão no Parque no baile de Carnaval para pessoas com deficiência.
Uma edição especial do projeto Diversão no Parque, idealizado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), será realizada nesta quinta-feira (16) no Centro Social dos Servidores, em São Luís. O Baile da Inclusão será voltado para pessoas com deficiência e vai celebrar os sete anos do Projeto Travessia.
A programação conta com a parceria da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), responsável pelo Projeto Travessia; do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão, que administra o Centro Social; e das secretarias de Estado da Cultura (Secma), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Sedihpop), Desporto e Lazer (Sedel) e a de Saúde (SES).
Durante o evento será realizada a customização de itens de acessibilidade, como cadeira de rodas, bengala e andador; além de pintura facial com motivos carnavalescos. Haverá, ainda, desfile de fantasias e apresentação de atrações culturais. A novidade fica por conta de um espaço sensorial, com musicoterapia, voltado para crianças autistas.
A secretária de Estado de Governo, Luzia Waquim, destaca que o propósito da festa é proporcionar inclusão social, uma das premissas da gestão do governador Carlos Brandão. “O Carnaval do Maranhão é destinado a todas as pessoas. Sendo assim, realizamos uma festa inclusiva, proporcionando, além de momentos de lazer e diversão, valorização da cultura maranhense”, afirma.
“Para nós, é motivo de alegria poder oferecer as instalações do Centro Social dos Servidores para esta grande festa que é o Carnaval do Maranhão. Conforme determinação do governador, revitalizamos este espaço e ampliamos as condições de acessibilidade, de modo que este local continue a ser referência de esporte, lazer e inclusão social para os servidores e a população em geral”, disse o presidente do Iprev, Guilberth Garcês.
Saiba mais
Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, o Projeto Travessia oferece serviço de transporte gratuito porta a porta que possibilita o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. O serviço funciona em três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde.
O Projeto Diversão no Parque oferece opções de lazer gratuitas para diversas idades. O objetivo é estimular a ocupação saudável do espaço público, proporcionando momentos de entretenimento, diversão e integração social.