Técnicos da Secid visitam Santa Catarina para conhecer ações e projetos de inovação

Técnicos da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) participaram de uma visita técnica em Santa Catarina para discutir boas práticas e novos conhecimentos que podem ser implementados no Maranhão. O encontro ocorreu, na última quinta-feira (28), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), em Florianópolis, e contou com a participação da diretoria de Ciência e Tecnologia e Inovação da instituição.

“Estamos aqui representando o Maranhão para conhecer os Centros de Inovação e todas as tecnologias e ações que Santa Catarina tem feito para promover a inovação. Aprendemos muito e estamos impressionados com o desenvolvimento do Estado e com todas as iniciativas. Nossa ideia é descobrir boas iniciativas que possam levar para os seus estados. Queremos realmente implementar ações semelhantes no Maranhão”, destacou a Secretária Adjunta de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento do Maranhão, Arlene da Silva Vieira.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações, Rafael Meyer, falou mais sobre a Rede Catarinense de Inovação, que tem a missão de conectar e atuar na convergência da inovação na promoção do desenvolvimento econômico sustentável do Estado.

“Os Centros de Inovação implantados em regiões estratégicas do Estado atuam como hubs de empreendedorismo e inovação, sendo instrumentos para o desenvolvimento das regiões. Eles integram e fortalecem a Rede Catarinense de Centros de Inovação, que conta com nove Centros em funcionamento, outros quatro em fase final de conclusão e mais dois em planejamento, totalizando 15 estruturas no Estado”, explicou Meyer.

O gestor detalhou ainda como Santa Catarina, a cada ano, vem se consolidando como referência no setor de tecnologia e inovação e servido de exemplo para outros estados. A proposta da instituição e a troca de experiências, novos conhecimentos e bons exemplos que possam ser implementados em outras unidades da Federação.

A equipe do Maranhão foi recebida em Florianópolis pelo coordenador do Floripa Conecta, Marcelo Bohrer, e visitou também outras secretarias e habitats de inovação no Estado.