O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Saúde

Saiba quais doenças podem ser detectadas em exames de sangue, fezes e urina

Poucas pessoas sabem, mas é importante destacar que mudanças nos hábitos, realização de exames periódicos e acompanhamento médico, são ferramentas essenciais para prevenir o surgimento de diversas doenças, além de coibir fatores que levam a um AVC, que pode ter maior ocorrência em dias mais frios.

A alteração do fluxo sanguíneo ao cérebro, resulta na falta de oxigênio e nutrientes. Essa ausência é o que provoca o Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de derrame. Segundo a Organização Mundial de AVC, 70 mil brasileiros morrem de AVC todos os anos.

“Condições patológicaspodem ser diagnosticadas em estágios iniciais ou ter o diagnóstico confirmado a partir de simples exames de rotina, como os famosos exames de sangue, urina e fezes. É fundamental que, ao menos uma vez por ano, exames de rotina sejam realizados pelo paciente”, alerta a médica e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Otávia Abreu.

Tais exames de sangue devem ser solicitados pelo médico, durante as visitas de rotina do paciente ao consultório, os chamados “checkouts” periódicos. Além disso, a partir desses exames, o médico pode pedir outros, que sejam complementares. Veja a indicação da especialista na lista abaixo, com as principais doenças que podem ser detectadas a partir desses simples exames.

EXAMES DE SANGUE 

Hemograma: identifica alterações nos glóbulos vermelhos e brancos; e nas plaquetas. Pode diagnosticar anemia, leucemia, infecções e inflamações, bem como problemas de imunidade.

Colesterol: identifica os níveis de VLDL e LDL, considerados “colesterol mau”; e HDL, conhecido como “colesterol bom”. Pode diagnosticar ou indicar indícios de infarto e AVC. 

Triglicerídeos: tipo comum de gordura no corpo, proveniente dos alimentos. Pode indicar a formação de placas de gordura nas artérias, o que contribui para infarto e AVC.

Glicemia: nível de glicose/açúcar no sangue. Pode indicar a presença do diabetes.

Ácido úrico: metabolismo das purinas, tipos de proteínas. Pode indicar a presença de cálculos renais, insuficiência renal e gota. Sua alteração nos exames se deve principalmente ao consumo exagerado de carnes, bebidas alcoólicas e ao uso de entorpecentes e substâncias tóxicas. 

Ureia: substância produzida pelo fígado. Níveis elevados podem sugerir insuficiência ou alterações das funções renais; e é um parâmetro para avaliar a saúde do fígado. 

Creatina: substância produzida pelos rins e fígado que fornece energia para os músculos do corpo. Altos níveis presentes no exame podem indicar a má capacidade de filtração dos rins. 

HIV: os exames de sangue podem indicar também a presença do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), o estágio mais avançado da infeção pela AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). 

PSA (Antígeno Prostático Específico): alterações podem indicar doenças e o câncer na próstata em pessoas do sexo biológico masculino. 

Cânceres: diversos exames de sangue também podem identificar tipos de cânceres, como por exemplo o exame de alfafetoproteína (AFP), que indica tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado; carcinoma (MCA), que indica a ocorrência de câncer da mama; a calcitonina, que indica câncer da tiroide; entre outros. 

EXAME DE URINA 

A presença de algumas substâncias na urina, que é produzida pelos rins, pode indicar a presença de algumas doenças ou alterações: desidratação, infecções urinárias, diabetes e cálculos renais.

EXAME DE FEZES 

O exame é um dos mais pedidos pelos médicos e pode indicar uma série de problemas: má absorção ou falhas na digestão, doenças do estômago, intestino ou reto, infecções, verminoses, e ainda doenças na região retal, como hemorroidas, fissura anal ou mesmo câncer colorretal.

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.