Suzano apresenta modelo de Integração Floresta Pecuária na 1ª Feagro de Imperatriz
O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) realiza a 1ª Feira do Agronegócio de Imperatriz (Feagro), o evento tem o objetivo de fomentar negócios e com isso movimentar a economia da Região Tocantina. A feira continua com uma vasta programação que conta com exposições de produtos e serviços, cursos, treinamentos profissionalizantes e palestras direcionadas ao agronegócio e à retomada da economia, com debates voltados para o “Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Ambiental”.
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, é apoiadora do evento e desde a abertura da feira, tem apresentado ao público seu portfólio de atuação florestal e programas sociais. Alinhada com o cenário regional de oportunidades econômicas, com potencial para o agronegócio, a companhia investe em tecnologias e formas de manejo que trazem ainda mais inovação e sustentabilidade para suas operações. Uma das modalidades de negócios da empresa é o modelo de integração voltado à inserção da floresta junto à pecuária na região, além dos modelos tradicionais de arrendamento, parceria agrícola e fomento.
Sendo uma opção para o agronegócio local, o modelo de Integração Floresta Pecuária visa não só aumentar a produtividade das propriedades rurais e o aproveitamento da floresta, mas ao mesmo tempo, reduzir o impacto no ecossistema e no clima, promovendo a redução das emissões de gases do efeito estufa e consequente gerando uma economia de baixo carbono ou mesmo carbono zero.
A companhia já conta com compromissos voluntários de reduzir suas emissões e ampliar a remoção de gases da atmosfera, os quais compõem os “Compromissos para Renovar a Vida”, um conjunto de 14 metas públicas de longo prazo estabelecidas pela Suzano e que podem ser acompanhadas em https://centraldeindicadores.suzano.com.br/metas-de-longo-prazo/.
Durante a 1ª Feagro, a Suzano, em parceria com a Embrapa Florestas, realiza na sexta-feira (8), a partir das 14h, a palestra “Inovabilidade no Agronegócio Brasileiro” ministrada pelo pesquisador Abílio Rodrigues, que irá trazer o assunto para a conversa, apresentando cases de sucesso.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br
Sobre a Embrapa Florestas
A Embrapa Florestas é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, situada em Colombo/PR. Desde a sua criação, em 1978, pesquisa e desenvolve tecnologias florestais que permitem melhor eficiência produtiva, redução dos custos de produção, aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente. Para realizar esse trabalho e colaborar para o desenvolvimento do agronegócio florestal e sua sustentabilidade, atua de forma cooperativa com universidades, instituições de pesquisa, empresas de assistência técnica e de extensão rural, organizações não governamentais, empresas e associações do setor privado, poder público, instituições internacionais, produtores e suas associações, cooperativas entre tantos outros importantes parceiros.