O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

GeralÚltimas Noticias

Spazio Mateus investe em pães internacionais com fermentação natural

Pães franceses, alemães e italianos de fermentação natural ampliam as alternativas disponíveis ao consumidor

Pães franceses, italianos e alemães, em variedades internacionais premiadas. E o melhor: feitos a partir de uma técnica milenar que garante durabilidade, crocância e sabor – ou seja, todas as características que desejamos em um bom pão. De olho nessa tendência de consumo, o Grupo Mateus anunciou o investimento na ampliação do portfólio de pães com fermentação natural. 

A novidade foi apresentada no Festival de Pães Internacionais com Fermentação Natural, realizado no Spazio Mateus Cohama, em São Luís (MA). Os novos produtos, que serão incluídos na boulangerie de todas as lojas do Spazio Mateus, foram apresentados pelo renomado Chef Luiz Farias, eleito Melhor Confeiteiro do Mundo em 2016 pela UIBC. Entre as delícias disponíveis no balcão, estão a baguette Grand Saveurs, eleita seis vezes a melhor da França, a ciabatta italiana de fermentação natural, a stiratta e os delicados Lievito Madre, disponíveis em versões criativas, combinadas com casca de café e recheio com gotas de chocolate.

CRESCIMENTO

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o consumo de pães artesanais já representa 18,14% do total no Brasil, ficando atrás apenas do pão francês. O crescimento desse segmento se explica pela busca do consumidor por produtos mais saudáveis, com menos aditivos e maior durabilidade, além do interesse pela origem dos ingredientes e pelo processo de produção.

Para o Chef Luiz Farias, essa é uma oportunidade de mostrar que o Brasil pode avançar nesse mercado.  “No passado, o Brasil trabalhava com pão francês, pão doce e pão de hambúrguer. Hoje, com a tecnologia, é possível replicar em escala o processo de fabricação de pães de fermentação natural e oferecer ao consumidor esses itens com crocância, sabor e textura diferenciados. São produtos que podem ser guardados na geladeira e, ao serem aquecidos, voltam à textura original. O Grupo Mateus está sendo pioneiro e trazendo para o Brasil a verdadeira experiência internacional da panificação artesanal”, afirma.

Para garantir a qualidade dos produtos e a fidelidade ao processo de fabricação, os colaboradores da padaria do Spazio Mateus participaram de um treinamento com o chef Luiz Farias, para dominar as técnicas tradicionais de fermentação natural, aprendendo desde o manejo do levain, como é chamada a massa de fermentação natural, até o controle rigoroso do nível de acidez, segredo para garantir crocância, maciez e sabor. “Esse conhecimento, aliado ao avanço da tecnologia, tornou possível reproduzir em escala os métodos artesanais. “Assim, a padaria do Spazio Mateus passa a contar com um portfolio ainda mais amplo de produtos, com a mesma qualidade encontrada nas melhores confeitarias internacionais”, disse o chef Luiz Farias.