Sorrir completa três anos com mais de 385 mil atendimentos

“O atendimento aqui é muito bom. O serviço oferecido é uma maravilha e, o mais importante, é de graça”. O depoimento é da dona de casa Telma Maria Lopes, 58 anos, uma das pacientes da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), que neste domingo (28) completa três anos de funcionamento. O equipamento faz parte da estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população maranhense aos serviços odontológicos especializados.

A aposentada faz acompanhamento para colocar uma prótese dentária. “Graças a Deus consegui esse atendimento pelo SUS e estou aqui hoje. Estou com muita dificuldade na mastigação e após o meu tratamento espero que seja vida nova”, deseja dona Telma Lopes.

Dona Telma é uma das milhares de pessoas atendidas pelo Sorrir. Unidade da rede estadual de saúde que atende através do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita e com qualidade, os pacientes que necessitam de serviços odontológicos. Desde a sua inauguração, em 28 de fevereiro de 2018, a unidade já atendeu mais de 124 mil pacientes, totalizando mais de 385 mil procedimentos.

Para o diretor técnico da Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), Fabrício Saraiva, é motivo de orgulho o papel que a unidade desempenha na saúde pública no Maranhão. “A unidade é voltada para o atendimento de média complexidade das demandas odontológicas. Ao longo desses três anos, já atendemos mais de 50 municípios do Estado do Maranhão. A unidade trabalha com atendimentos através de data e hora marcada, favorecendo o bem-estar e o conforto ao usuário, principalmente neste momento de pandemia”, destaca o diretor Fabrício Saraiva.

Com uma média mensal de 4 mil atendimentos e 130 próteses dentárias entregues por mês, a Clínica Sorrir oferece atendimentos de urgência, exames de imagem, biópsias, tratamento cirúrgico, aplicações de próteses totais e parciais, implantes, manutenção e instalação de aparelhos ortodônticos, dentre outras especialidades. A unidade oferece ainda serviços diferenciados, como atendimento a criança com lábio leporino e fenda palatina, pessoa com deficiência, Parkinson, Alzheimer, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com cerca de 140 profissionais envolvidos direta e indiretamente nos atendimentos, a Clínica Sorrir oferece diversas especialidades odontológicas, como estomatologista, implantodontia, ortodontia, dentística restauradora, odontopediatria, prótese, periodontia e endodontia.

O último censo aplicado na unidade afirmou que os serviços oferecidos pela Clínica Sorrir tiveram 87% de aprovação popular, ou seja, a cada 100 pacientes, 87 saíram com o índice de aprovação máxima.

A gerente administrativa Joana Gusmão levou o filho João Mateus, de 8 anos, para uma revisão na odontopediatria. Em sua segunda visita à unidade, ela afirma que está gostando muito do atendimento. “Achei muito bom, foi rápido, o retorno também não demorou muito. Em uma clínica particular seria muito caro e aqui só gastamos mesmo com o transporte. É uma excelente iniciativa do Governo, realmente a população estava necessitando de um serviço como esse”, afirma.

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado das 8h às 12h, em estrutura localizada ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, na capital maranhense. O agendamento para atendimento pode ser realizado por meio de um call center: (98) 3232-5355 e 3221-4621.

Expansão

Ainda este ano, o Governo do Estado entrega a primeira unidade da Clínica Sorrir fora da capital, que funcionará na Policlínica de Presidente Dutra e contará com dentistas e profissionais prontos para atender diversos casos. A iniciativa tem como objetivo evitar o deslocamento de pacientes até a capital para receber atendimentos odontológicos.