Giro de Noticias

Solenidade de conclusão do primeiro curso de operações especiais da PMMA

esta quinta-feira (27), às 17h30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no bairro Calhau, será realizada formatura da primeira turma do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Maranhão (I COESP). A turma iniciou as atividades com 64 alunos, dos quais um seleto grupo de 21 conseguiu chegar ao final do treinamento.

Foram cerca de 3.696 horas de capacitação, ao longo de 154 dias de treinamento. Entre os formandos há 18 policiais militares do Maranhão, um policial militar de Santa Catarina, um policial militar de Tocantins e um policial civil do Maranhão.

Com o objetivo de capacitar o policial militar para o enfrentamento de ameaças complexas e situações de alto risco, garantindo o reforço para outras tropas, a segurança da população e o combate ao crime em suas mais diversas modalidades, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou o Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Maranhão para formar policiais com alto grau de conhecimento para atuarem situações de grande complexidade com grau de excelência.

O I COESP ofereceu aos formandos a oportunidade de realizar módulos em 10 estados brasileiros, do norte ao sul do país: Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Foram obtidos conhecimentos em variadas área de atuação policial como no Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Estado do Pará, especializado em operações em áreas rurais e ribeirinhas; no Bope do Rio de Janeiro, reconhecido como o maior especialista em operações urbanas e de alto risco do país; o Bope do Distrito Federal, referência em ações antibombas; o Grupo de Resposta Rápida da Polícia Rodoviária Federal, especialista em combates a longa distância, conhecido como atirador designado, entre outros cursos, oficinas e palestras.

O treinamento especializado dos policiais faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da PMMA, que priorizam o ensino e qualificação dos policiais para melhor servir à sociedade.