Solenidade Corpus Christi 2025 promete reunir 40 mil pessoas no Estádio Castelão
Nesta quinta-feira (19), a Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebrará a Solenidade de Corpus Christi 2025, com expectativa de reunir 40 mil fiéis. A grande novidade deste ano é o local, o Estádio Castelão, para receber confortavelmente o público crescente a cada ano.
A solenidade é o momento em que a igreja Católica local – formada por 59 paróquias – é convidada a se reunir em uma única celebração, congregando fiéis dos 15 municípios que compõem o território geográfico da Arquidiocese: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Icatu, Axixá, Morros, Humberto de Campos, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Santo Amaro e Primeira Cruz.
“Apesar da megaestrutura, Corpus Christi não é um evento, mas um dia santo para os cristãos católicos. São quase dois meses de mobilização em que a comunidade se reúne para celebrar o Santíssimo Sacramento, mas também para servir ao próximo, com visitas aos doentes, às famílias, arrecadação de alimentos e outras obras de misericórdia”, destaca dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.
14h – Abertura dos portões
15h – Acolhida das Caravanas e animação
15h30 – Coletiva de Imprensa
16h – Acolhida às Autoridades e Patrocinadores
17h30 – Santa Missa
20h – Procissão luminosa dentro do estádio 20h30 – Benção com o Santíssimo Sacramento Sobre a Solenidade
A Solenidade de Corpus Christi é uma festa religiosa católica celebrada no mundo inteiro em honra à Sagrada Eucaristia (Corpo de Cristo). Sua realização se configura em três momentos centrais: Missa, na qual é consagrada a Hóstia que será colocada em um ostensório para o passeio público do Santíssimo Sacramento. Após a Missa é realizada a procissão luminosa, que este ano será dentro do estádio. O Santíssimo dará uma volta completa abençoando todo o povo de Deus da arquibancada. A solenidade é concluída com a benção com o Santíssimo.
No Maranhão, a Solenidade de Corpus Christi já faz parte do calendário, como maior evento católico do estado.
Alguns números
Mais de 30 dias de mobilização | 150 grupos de trabalho | 15 mil carros adesivados |
3.500 voluntários | 40 mil pessoas esperadas | 335 caravanas confirmadas |