Sobrevoo nos Lençóis Maranhenses marca Missão Unesco

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) viabilizou todo roteiro e logística para que os avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), à serviço da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desempenhassem a missão que só pode ser divulgada pela mídia após ser concluída. Os técnicos estiveram no Maranhão por praticamente uma semana e cumpriram uma agenda extensa que culminou num sobrevoo pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, candidato ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. 

Antes disso, seguindo a programação, eles conversaram com moradores nativos, reuniram-se com as Cooperativas de Transporte de Turismo e de Guias de Barreirinhas e participaram da reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na sede do ICMBio, em Barreirinhas. O legado dessa vinda é o de propiciar discussões à respeito da preservação ambiental, fiscalização, ordenamento e turismo sustentável. 

O sobrevoo com vista panorâmica da paisagem que ocupa mais de 155 mil hectares foi um momento bastante esperado por toda a comitiva. A bordo, os avaliadores puderam ter uma visão privilegiada dos povoados de Bonzinho, Mucambo, Buriti Grosso, Canto do Atins, Rancharia, Betânia, e da praia de Travosa e Lagoa Azul. “Todos ficaram extasiados diante de tanta beleza, o que nos deixa confiantes no título de Patrimônio Natural da Humanidade”, relatou Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo.

O governador em exercício, Felipe Camarão, representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, membros do ICMBio nacional e a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Figueiredo, também demonstraram entusiasmo. “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um ambiente único no mundo, lindo por natureza. Esperamos que o reconhecimento com esse título venha fortalecer a importância dele nos cenários local, estadual e mundial”, disse Cristiane.

Missão Unesco

Durante o período de 20 a 25 de agosto, dois avaliadores da IUCN, empresa contratada pela Unesco, realizaram a avaliação técnica do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A missão não teve cobertura da grande mídia e muitos momentos foram restritos à comitiva. As informações colhidas pelos avaliadores serão inseridas em um relatório que será entregue, em um prazo de 30 dias, a um Painel de Análise Técnica da IUCN, que é composto por profissionais especializados em assuntos ligados ao Patrimônio Mundial.

A decisão sobre a recomendação técnica e aprovação do relatório de visitação será divulgada em dezembro deste ano. Após essa etapa, os membros do Painel irão recomendar e enviar, no início de 2024, o relatório de avaliação ao Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, com sede na Suíça.

A decisão final sobre a concessão do título de Patrimônio Natural da Humanidade ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deve ser divulgada no início do segundo semestre de 2024.