Giro de Noticias

SNCT 2023: Pesquisadores do IFMA apresentam produções científicas e tecnológicas

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Maranhão se encerrou nessa sexta-feira (20), após cinco dias de divulgação científica e troca de experiências. Este ano, o evento foi realizado pelo Governo do Estado no Centro de Convenções da cidade de Imperatriz. O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) contou com um stand onde os pesquisadores puderam compartilhar seus trabalhos.

Um total de 29 estudantes dos campi Açailândia, Buriticupu, Imperatriz e Porto Franco tiveram a oportunidade de apresentar suas produções científicas e tecnológicas nesse espaço. Outros alunos e servidores do Instituto também participaram da Semana como visitantes, monitores e palestrantes.

Uma delas é a estudante do curso de Ciência da Computação do Campus Imperatriz, Yasmin Milhomem. Além de ter colaborado como monitora voluntária no Espaço Inova Talks, ela também representou o projeto de extensão “Mermãs Digitais” na palestra “Desbloqueando estratégias de Marca, Comunicação e Inovação para Inclusão de Meninas em STEAM”.

Segundo Yasmin, o “Mermãs Digitais” visa oferecer oportunidades mais igualitárias de acesso à educação e tecnologia. A estudante comemorou a oportunidade de levar o projeto para o espaço de inovação do evento. “A SNCT me deixou com a sensação de dever cumprido. Como estudante imperatrizense e pesquisadora, tive um horizonte de possibilidades se expandindo na minha mente e um mar de ideias se abriu para mim”, conta.

Outro aluno que representou o projeto como palestrante foi Gabriel Vieira, que também cursa Ciência da Computação no IFMA. Ele destacou que outros bolsistas do Mermã Digitais também participaram da SNCT com um banner que recebeu prêmio de segundo melhor trabalho na categoria de Engenharias.

“Além disso, a gente também expôs o projeto no stand do próprio IFMA. Foi incrível, porque nós levamos nosso trabalho de gamificação e o público interagiu diretamente conosco, jogando os games que as alunas produziram ao longo das aulas”, comenta. Gabriel explicou ainda que os visitantes ganharam brindes e participaram de quizzes sobre computação.

A diretora de Pesquisa do IFMA, professora Georgiana Marques, destacou o esforço dos servidores, estudantes e equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) para que o Instituto estivesse representado no evento coordenado pelo Governo do Estado. “Nossos pesquisadores mostraram a riqueza de suas pesquisas científicas e tecnológicas para a região tocantina e para todo o Maranhão, além de ter proporcionado uma troca de experiências com outras instituições”, avalia.