O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

SINDIBEBIDAS marca presença estratégica em eventos nacionais da indústria cervejeira

Entre eles o lançamento da Anuário da Cerveja 2025 e a instalação de Frente parlamentar voltada para o setor

BRASÍLIA – A presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (SINDIBEBIDAS/MA) e diretora da Federação das Indústrias do Estado do maranhão (FIEMA), Tânia Miyake, participou ativamente dos eventos institucionais realizados em Brasília nos dias 04 e 05 de agosto, reforçando a representatividade maranhense na cadeia produtiva da cerveja.

Com apoio da FIEMA, a líder sindical do setor de bebidas do Maranhão esteve presente no Lançamento do Anuário da Cerveja 2025 e na instalação da Frente Parlamentar da Cadeia da Cerveja, ambos organizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a Câmara dos Deputados e a Prefeitura de Blumenau (SC).

Realizado no SESI LAB, em Brasília, o evento “Confraria Sindicerv” reuniu autoridades, lideranças setoriais e representantes da cadeia produtiva, reafirmando a força de um setor que continua se transformando. Também houve o lançamento da Frente Parlamentar da Cadeia da Cerveja, iniciativa apoiada por quase 200 congressistas sob a coordenação do deputado federal Covatti Filho (PP-RS). 

Dentre os destaques da publicação do MAPA, chama atenção o crescimento expressivo das cervejas sem álcool, que aumentaram 536,9% em volume de produção na comparação de 2024 com 2023. “A evolução da cerveja 0,0% reforçam nosso compromisso com a diversidade de escolhas e com um consumo cada vez mais equilibrado e consciente”, afirma Márcio Maciel, presidente-executivo do Sindicerv.

Autoridades maranhenses como os deputados federais Hildo Rocha e Cleber Verde, além dos assessores dos deputados Marreca e Pedro Lucas e da senadora Ana Paula Lobato, lideranças setoriais e representantes da indústria nacional, foram visitados pela comitiva de representantes do setor cervejeiro e participaram do lançamento do Anuário.  Foi destacado que entre 2023 e 2024, houve crescimento de 5,5% no número de cervejarias e o avanço expressivo da produção de cervejas sem álcool. 

A presença de Tânia Miyake fortaleceu o posicionamento do Maranhão como parte ativa nos debates sobre inovação, sustentabilidade e políticas públicas para o setor de bebidas, além da troca de experiências e representatividade da indústria maranhense no cenário nacional. “A participação do SINDIBEBIDAS/MA reafirma o compromisso com o desenvolvimento da indústria de bebidas no estado e com a construção de um ambiente regulatório equilibrado, capaz de impulsionar investimentos, gerar empregos e promover a diversidade produtiva”, destacou Tânia.

A agenda foi finalizada com uma visita à Exposição “40 Anos da Democracia – Entre Traços e Cores”, do artista Betto Pereira, que ocupa o Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal. São 13 obras em acrílica sobre tela. Cada tela é acompanhada por uma música inédita, com letra de Josias Sobrinho e melodia do próprio Betto Pereira.