Sindiarroz propõe a implantação de um Hub Agro em Miranda
SÃO LUÍS – Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado do Maranhão (Sindiarroz), filiado à FIEMA, propõe parceria com a Prefeitura Municipal de Miranda do Norte visando a implantação do primeiro Hub Agro.
O Hub Agro pretende viabilizar a instalação, em Miranda do Norte, de empresas que façam parte da cadeia produtiva do arroz e que possuam produtos e serviços que atendam às necessidades das indústrias de beneficiamento e dos produtores em seus processos produtivos. O município foi escolhido devido a sua localização de fácil acesso a atendimento de produtores do entorno.
A Prefeitura de Miranda do Norte analisa os benefícios da proposta, assim como parcerias institucionais que tratem da capacitação local de profissionais para geração de oportunidades de emprego e aumento da circulação financeira.
A iniciativa do Hub Agro faz parte do Projeto SIN (Soluções Integradas ao Sindicato), que tem como proposta o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz no estado. O arroz é o terceiro cereal mais cultivado no planeta e o Maranhão é o maior produtor de arroz do Nordeste e o quinto do país.
Participaram da reunião Benedito Mendes, vice-presidente da FIEMA e diretor do Sindiarroz; superintendente da Federação, César Miranda; a gestora do projeto, Oísina Piorski; o deputado federal Júnior Lourenço; e a secretária de Agricultura e Abastecimento de Miranda, Narlene Damas.