Shopping da Criança, Casa Ninar e Escola Digna: conheça projetos voltados para o público infantil no Maranhão

“Em cada criança, um pedacinho de minha fé na vida eterna”, declarou o governador Flávio Dino ao receber, certa vez, no Palácio dos Leões, a visita de crianças do Coroadinho, bairro de São Luís. A convicção do Governo do Maranhão na capacidade transformadora das crianças acabou balizando uma série de políticas implementadas no estado nos últimos anos. O exemplo mais recente é o Shopping da Criança, novo espaço público de lazer e serviços de saúde, dedicado ao público infantil.

O Shopping da Criança funcionará em frente ao Terminal da Integração da Praia Grande, no prédio que abrigava a sede da Polícia Civil no Maranhão, na Avenida Beira-Mar, Centro Histórico de São Luís.

Por conta da pandemia, inicialmente o espaço funcionará apenas de forma parcial, com serviços médicos e atividades lúdicas gratuitas e diversificadas para crianças de todas as idades. Para comemorar o Dia das Crianças, o governador Flávio Dino também anunciou a inauguração de uma escola bilíngue para crianças a partir dos 6 anos.

“Teremos duas inaugurações muito especiais para marcar o Dia das Crianças. Uma escola pública bilíngue e o Shopping da Criança, com consultas médicas e espaço para o exercício do direito de brincar. Quando a pandemia permitir, tudo vai funcionar 100%. Agora, só parcialmente”, informou o governador em uma rede social.

O Shopping da Criança e a nova escola bilíngue são apenas duas entre várias ações em curso, que foram pensadas para estimular o desenvolvimento infantil e salvaguardar direitos das crianças.

Confira abaixo algumas das medidas adotadas ao longo dos últimos seis anos, com o objetivo de proporcionar mais saúde, educação e lazer para as crianças maranhenses. 

Casa Ninar

Em 2017, o Maranhão inaugurou a Casa de Apoio do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças, mais conhecido como Casa de Apoio Ninar. 

Situada na praia de São Marcos, em São Luís, a unidade especializada no atendimento a crianças com microcefalia, autismo e outros distúrbios do neurodesenvolvimento foi instalada em um local antes conhecido como casa de festas. Em julho de 2020, a Casa Ninar completou três anos de atividade e hoje é sinônimo de atendimento gratuito, humanizado e de qualidade. 

Escola Digna

No século XVIII, o filósofo iluminista Immanuel Kant (1724-1804) já defendia que “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. No Maranhão, a valorização da educação virou uma diretriz do governo estadual. O maior reflexo disso é o programa Escola Digna, responsável pela construção, reforma ou reconstrução de mais de 1.000 obras educacionais em todo o Estado. 

Pensado para erradicar escolas de taipa e palha, marcas de um passado recente da educação pública maranhense, o investimento em estrutura deu resultado. Desde que foi criado, em 2015, o Escola Digna vem ajudando a elevar indicadores educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

A nota IDEB do Ensino Médio em Português e Matemática subiu de 2,8 para 3,7 entre 2013 e 2019, a maior marca da história do Maranhão, um aumento de 32%, o terceiro maior do Brasil. 

Praças da Família e Praças da Juventude

O Governo do Estado mantém uma carteira de investimentos em obras de reforma e construção de dezenas de praças públicas em todo o Maranhão. Um desses projetos é o Praça da Família, que visa revitalizar praças e parques em diversos municípios maranhenses. 

A cidade de Alcântara foi a primeira a receber uma praça do projeto, em parceria com a prefeitura municipal. Pinheiro também já recebeu. A meta é que até novembro mais quatro praças sejam entregues em municípios distintos, para estimular o lazer e a convivência sadia em sociedade. 

A Praça da Família em Alcântara conta com área de lazer para as crianças com brinquedos, tabuleiro, balanço, escorregador e amarelinha, além de academia para os adultos.

O projeto Praça da Juventude também encorpa o conjunto de ações de recuperação de espaços públicos de lazer. Idealizado pela Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv) o projeto faz parte do Plano Juventude Viva e visa atender comunidades que estejam em estado de vulnerabilidade, em especial a juventude negra maranhense. A cidade de Codó e o bairro João de Deus, em São Luís, já ganharam praças revitalizadas pelo projeto. 

Hospital da Criança em Colinas

Já está em funcionamento o Hospital da Criança do município de Colinas.  Especializada em emergência pediátrica 24 horas por dia, a unidade conta com 30 leitos, sendo 20 pediátricos e 10 novos leitos de UTI neonatal. A unidade foi projetada para atender crianças de 15 municípios do alto sertão maranhense.

Shopping da Criança
Nesse primeiro momento o Shopping funcionará parcialmente, e somente após a pandemia abrirá todos os serviços para visita ao público. O espaço conta com brinquedoteca, cinema, praça da alimentação, espaço de beleza, playground e outros ambientes para atividades criativas e educativas. 

O Shopping funcionará às sextas-feiras, sábados e domingos, e o acesso será gradual e com agendamento prévio, obedecendo aos protocolos sanitários.

A abertura para agendamento de visitas será divulgada pelas redes sociais do Governo e pelo site www.shoppingdacrianca.ma.gov.br. Por enquanto, o público poderá se cadastrar no site, a fim de solicitar o agendamento posteriormente.

Funcionando no segundo piso, o Centro de Assistência a Saúde o espaço prestará atendimento com diversos especialistas: assistente social, médico pediatra, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, neuropsicólogo, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional. O centro funcionará de terça a sexta, das 7h às 19h e sábado das 7h às 12h, e o atendimento poderá ser agendado pelo App e site do Viva Procon, ou pelo Disque Saúde 3190-9091.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.