Setur retoma palestras de combate à exploração sexual infantil

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio da coordenação do Mais Infância, Mais Turismo, em parceria com o Projeto Casa – Crianças Acolhidas e Salvas pelo Amor -, promoveu palestra de sensibilização, na tarde desta sexta-feira (13), tendo como tema central o Combate ao Abuso à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As palestras foram oferecidas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos do projeto social com crianças em vulnerabilidade.

“O Governo do Estado combate todo tipo de violência e violação dos direitos de crianças e adolescentes, em especial a violência sexual. Os profissionais da Setur alertam, por meio de palestras lúdicas, sobre a necessidade do combate efetivo alcançando também as famílias, os educadores e a sociedade de modo geral”, observou o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

Segundo o coordenador do Projeto Casa (Polo Alemanha), Alcimar Ribeiro, é necessário sensibilizar as crianças e as famílias. “É muito importante realizar ações como essa, sensibilizando as crianças e adolescente, e principalmente as famílias. Elas saem com informações que o corpo é inviolável, e sabendo como agir caso sofram alguma tentativa de abuso”, afirmou Alcimar Ribeiro.

Rosemary Leitão Souza, mãe e moradora da comunidade do bairro da Alemanha, explicou que vai ficar mais atenta. “Foi muito bom, ajudaram as crianças e a comunidade, agora ficarei mais atenta, em alerta, pois o abusador pode ser pessoa próxima”, afirma.

O presidente da Associação dos Amigos Leais do bairro da Alemanha, André Leal, esteve na ação e agradeceu a atenção da Setur com as crianças e a comunidade. “A importância é chegar onde as pessoas realmente precisam, onde as vezes o braço da política pública não chega, a gente agradece a Setur por ter vindo e ter dado essa palestra maravilhosa às crianças e mães do bairro da Alemanha”, observa André Leal.

Programa

O Programa Mais Infância, Mais Turismo atua em duas vertentes principais: palestras com duração de 30 minutos em escolas públicas e particulares e blitz de sensibilização para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em pontos turísticos estratégicos.

As ações buscam somar forças na conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e corroboram com campanhas de incentivo às denúncias dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito estadual, distribuindo variados materiais de comunicação. “Levamos palestras concisas às escolas, onde informamos como se prevenir e, principalmente, quem elas devem procurar caso aconteça algum tipo de abuso infantil”, salienta a técnica responsável pelo programa, Wanda Bittencourt.

Por conta das orientações de distanciamento social, em virtude da pandemia, as palestras foram suspensas e neste mês estão voltando aos poucos de forma presencial. Assim, as escolas poderão requerer o atendimento a toda comunidade escolar, direcionados para estudantes e familiares/responsáveis.