O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Setur realiza blitz educativa, no sábado de Carnaval

O Maranhão possui destinos turísticos que encantam. Um profissional que contribui para a experiência do viajante, sem dúvida, é o guia de turismo. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou uma blitz de sensibilização e orientação, durante a manhã deste sábado de carnaval (26), para motoristas, condutores e passageiros de transportes turísticos. 

O foco foi sensibilizar sobre a importância de contratar guias de turismo e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, estiveram presentes os técnicos da superintendência de Qualificação Profissional da Setur e do sindicado de guias de turismo do Maranhão. A ação aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 135.

“Conscientizar e educar é o nosso propósito, e é claro que numa data como essa onde o número de viajantes aumenta expressivamente não poderíamos deixar de realizar sensibilizações sobre temas tão impetrantes”, afirmou Antônio Castro, superintendente de Qualificação Profissional da Setur.

Aproveitando o grande fluxo para diversas cidades e atrativos turísticos, foram distribuídos, além de informações sobre o Cadastur e profissionais do turismo, cartazes e panfletos do Programa Mais Infância, Mais Turismo, que visam fortalecer o combate a todo o tipo de violência e mobilizar a sociedade para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos do estado do Maranhão.

Porque ter um Guia de Turismo em sua viagem?

Cabe ao guia de turismo enriquecer a experiência da viagem turística, atuando como anfitrião indispensável ao sucesso das relações que os turistas e viajantes mantém tanto com as pessoas quanto com o local visitado.  Ele auxilia na comunicação, na transmissão de informações e conhecimentos, na criação de um ambiente propício ao sucesso da visita ao destino turístico e, fundamentalmente, na provisão de informações corretas aos visitantes.

“O guia vai muito além de ser só um centro de informações. Somos nós as pessoas preparadas para lidar com os mais diversos tipos de situação e saber controlar as circunstâncias, acalmar e integrar o grupo e principalmente garantir que a experiência da viagem seja incrível para o usuário”, concluiu Tereza Serra, guia de turismo que participou da ação.