Setur participa de painel sobre o fortalecimento do Turismo na Associação Comercial do Maranhão

Debater o fortalecimento do turismo no Maranhão. Assim foi o evento que o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, participou nesta quarta-feira (11). Realizado pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), o painel “Oportunidades para o MA: atores e políticas de fortalecimento do turismo”, contou com a participação de empresários, trade e poder público ligados ao turismo. 

O evento foi iniciado pelo presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, onde logo em seguida passou a palavra para a mediadora, vice-presidente para Assuntos de Turismo da ACM, Renata Costa, que falou da importância dos atores do turismo para o fortalecimento do segmento. Em seguida, foi a vez dos painelistas falarem. O primeiro a falar foi o secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, que fez uma explanação sobre ações realizadas pela Setur na capital maranhense, logo em seguida, dando a palavra ao presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (COMTUR), Mauro Borralho, que falou sobre a importância da união das classes. 

O secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos, começou seu pronunciamento anunciando as iniciativas de sua pasta e disse que os destinos maranhenses estão sendo bastante procurados tanto por turistas nacionais como internacional. Falou que o governador do Estado, Carlos Brandão, continuando investindo e apostando no turismo como geração de emprego e renda. 

Durante o evento, o gestor Estadual do Turismo, Paulo Matos, falou que o Governo do Maranhão deu o ponta pé fazendo o maior São João do Brasil, revelando para o mundo o potencial cultural e turístico do Estado. Segundo Paulo Matos, o Maranhão vive um dos seus melhores momentos sendo duplamente homenageado pela novela Travessia, exibida pela Rede Globo, e com parte de suas cenas gravadas no Maranhão, e por ser tema do enredo da agremiação carioca Estácio de Sá. Segundo o secretário, o reflexo dessa exposição está sendo comprovado com a boa ocupação da rede hoteleira nos polos turísticos do Maranhão.

“Estamos muito lisonjeados com essa homenagem feita pela escola tradicional do Rio de Janeiro, Estácio de Sá; o enredo é encantador, fala exatamente sobre a nossa cultura, da diversidade, da pluralidade e dos nossos encantos naturais e históricos, e vamos torcer para que ela vença o Carnaval, temos tudo para que isso aconteça”, pontua o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos.

Segundo o empresário do restaurante Flor de Vinagreira, Francisco Neto, é muito importante eventos em que haja a união do trade e do poder público, para o crescimento do turismo no estado. “Estamos no caminho certo, esse tripé precisa continuar sempre para que o turismo continue em Ascenção. Hoje o Maranhão está em 18º lugar mais procurado e conta com essa união do trade, poder público e associação comercial do Maranhão”, afirma 

De acordo com Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM, o evento, organizado pela vice-presidência para Assuntos do Turismo da entidade, foi mais uma oportunidade para a Casa debater com o público empresarial pautas como estratégias de promoção dos destinos Maranhão e São Luís, os principais atrativos, potencial de empregabilidade e negócios e também melhorias na infraestrutura para atender à demanda turística.