Setur-MA participa de VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

Três dias de troca de conhecimento sobre a pesquisa na área de Turismo. Com essa proposta, encerrou neste sábado (3) a participação do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), instrumento de pesquisa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), no VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot), que aconteceu no Complexo Fábrica Santa Amélia, no Centro Histórico de São Luís, sede dos cursos de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“É o segundo ano que o Observatório do Turismo do Maranhão participa de forma presencial do evento e temos nos aproximado de novas metodologias, feito parcerias e conhecido a realidade de outros observatórios. O evento traz o que há de melhor em pesquisa em turismo no Brasil e isso enriquece o nosso trabalho”, destacou a coordenadora do Obstur-MA, Letícia Cynara.

O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio (GPTCP), vinculado à UFMA, e pela Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, com realização entre os dias 1º e 3 de junho. A iniciativa teve o objetivo de reunir pesquisadores da área para dialogar sobre a importância de estudos e levantamento de dados na construção de políticas públicas de turismo no país. Nesta edição, teve como tema “Os agentes da Pesquisa em Turismo: panorama e desafios dos Observatórios de Turismo no Brasil”.

O encontro foi aberto aos representantes de observatórios de turismo, do poder público ou privado e pesquisadores da área de turismo ou correlatas.

A coordenadora do Observatório de Turismo de São Luís, Ângela Leite, comentou sobre as atividades realizadas. “O evento foi muito importante não só para a universidade, pois permitiu a troca de conhecimento entre alunos, professores e pesquisadores, mas também para o trade turístico. A cidade de São Luís ganha com isso porque estamos movimentando a economia, discutindo soluções e inovação na área de turismo”, compartilhou.

Na sexta-feira (2), o Obstur-MA realizou exposição e apresentação de banner com os trabalhos “Perfil do Artesão Maranhense”, que trata sobre gênero, renda, dados de produção e técnicas realizadas pelos artesãos maranhenses, e “Turismo, Emprego e Renda no Maranhão”, que aborda dados de emprego e renda referentes a 2020 e 2021 das Atividades Características do Turismo no Maranhão.

Na quinta (1º), o Obstur-MA mediou as palestras “Análise dos logradouros dos centros históricos dos municípios de Manaus, São Luís e Cidade de Goiás na perspectiva de conjunto” e “Orientações para elaboração de projeto para inclusão de observatórios no Insto/OMT”. Também participou de palestras de orientação para elaboração de projetos e análises de emprego em turismo, além de outras atividades dentro da programação do evento.

Paralelamente, o Obstur também participou da Certificação Tourqual promovida pela Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, no sábado (3), no auditório do respectivo órgão, na Rua da Estrela, n° 82, Centro Histórico. A certificação abordou conteúdos de gestão da qualidade e satisfação no turismo e apresentou a ferramenta Tourqual em seus módulos de aplicação para Atrativos, Hotéis, Restaurantes, Bares e Cervejarias.

Ao final do curso, foi desenvolvido um pré-projeto de implementação de gestão da qualidade em empreendimentos turísticos. O evento contou com a presença do professor Tiago Savi Mondo, do Instituto Federal de Santa Catarina, renomado especialista na área de turismo e gestão da qualidade.