Setur-MA encerra participação na 5ª Caravana Federativa com oferta de serviços e atendimento aos visitantes

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou, nessa sexta-feira, 24, a participação na 5° Caravana Federativa no Maranhão. O evento foi realizado no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) e idealizado pelo Governo Federal com o objetivo de disponibilizar serviços e atendimentos junto às instituições federais.

Durante dois dias, 23 e 24 deste mês, a Setur-MA disponibilizou aos participantes dois balcões do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), espaço para comercialização de artesanato, e intermediou reuniões entre gestores municipais do segmento turístico e Ministério sobre o Mapa do Turismo Brasileiro.

No local escolhido pela organização para sediar a Caravana Federativa, foi montado uma megaestrutura com mais de 30 estandes, painéis temáticos, auditório central, sala de imprensa, espaço para venda de produtos e praça de alimentação. Para receber o evento, o Governo do Maranhão realizou serviços de manutenção no Salão Central, melhorias nos banheiros e em toda a área externa do Ceprama.

“Essa Caravana veio coroar a importância do Ceprama como espaço de potencial para receber qualquer evento. A casa está de braços abertos para acolher e recepcionar eventos culturais e institucionais”, frisou a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.

O diretor geral do Ceprama, Jorge Beckman, destacou a importância da Caravana: “O sucesso do evento desponta o Ceprama como grande opção a receber não apenas eventos culturais, mas também institucionais”.

A diversidade do artesanato maranhense também esteve presente na Caravana Federativa, com apresentação de peças artesanais produzidas a partir da palha do buriti, cerâmica, chifre de boi, miçangas e canutilhos. As tipologias expostas pelos artesãos estavam à venda.

Para o coordenador estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB-MA), Carlos Martins, o evento serviu como vitrine e oportunidade para os artesãos demostrarem o potencial do artesanato maranhense.“Acredito que conseguimos mostrar a todos a beleza do artesanato maranhense. Nossa presença também serviu como inspiração para que os municípios criem centros comercialização para que os artesãos tenham um espaço de valorização do seu trabalho”, destacou.

A Superintendência de Regionalização da Setur-MA, em parceria com a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Turismo (MTur), realizou atendimento com o objetivo de orientar os gestores municipais de turismo a adotarem os requisitos básicos para que os municípios possam entrar no Mapa do Turismo Brasileiro.

Além de informar sobre os critérios, os gestores foram alertados sobre a importância das formalizações das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), da elaboração de um Plano Municipal de Turismo e de aderirem ao Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Esses são os pré-requisitos obrigatórios para um município ingressar no Mapa do Turismo e estar apto a receber recursos federais.

O secretário de Turismo e Meio Ambiente de Carutapera, que integra o Polo Amazônia Maranhense, Aderbal Aclebio, aproveitou a chance para obter informações sobre a captação de recursos para o Turismo.

“Carutapera já está inserindo no Mapa do Turismo, e viemos conhecer alguns projetos e saber como podemos obter recursos para serem investidos na melhoria do turismo em nosso município”, frisou o secretário, que se orgulha dos atrativos locais da cidade.

Centro de Atendimento ao Turista

Dois balcões de informações turísticas do CAT foram instalados no evento para oferecer informações sobre os principais atrativos maranhenses. Um ponto de atendimento foi disponibilizado na entrada do Ceprama e outro instalado na área externa. Neles, o visitante foi recepcionado por guias e profissionais do turismo com mapas e material promocional dos polos turísticos.

Caravana Federativa

A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria de Assuntos Federativos (Seaf), da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. O evento tem por estratégia ampliar a oferta de serviços do governo federal, levando o atendimento aos municípios e estados, por meio da participação dos ministérios, órgãos públicos e entes federativos. 

A iniciativa é direcionada para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gerentes municipais de convênios (GMC). A Caravana percorrerá todos os estados brasileiros para esclarecer dúvidas sobre as políticas do governo, por meio de atendimentos, oficinas e apresentações de painéis.