Setur já certificou 45 alunos dos cursos a distância voltados para o trade turístico

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, já certificou 45 dos 200 alunos matriculados nos quatro cursos livres na modalidade a distância para edição especial do “Mais Qualificação e Turismo EAD”. 

O encerramento das aulas será no dia 20 de julho, mas alguns alunos já se anteciparam e receberam os seus certificados digitais. Os cursos, que estão sendo ofertados gratuitamente pela Setur, são Boas Práticas para Manipulação de Alimentos (20 horas), Estratégias de Atendimento no Turismo (20 horas), Vendas Inteligentes para Artesãos (20 horas) e Vendas Inteligentes para Bares e Restaurantes (16 horas).

O secretário estadual de turismo, Catulé Júnior, destacou que os cursos EAD foram uma forma desenvolvida pela Setur para dar continuidade às ações e ao empenho do Governo do Estado na qualificação e capacitação profissional.

“Planejamos essa ação com o objetivo de dar continuidade à qualificação dos serviços e produtos. Nós estruturamos a oferta desses cursos nesse momento de crise como forma também de adequar esses profissionais a essa nova realidade sanitária que se configura. A ideia é oferecer constantemente novas turmas no formato EAD”, destacou o secretário.

Uma das alunas contempladas pelo curso foi a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo (Mtur), Ana Carla Moura, que fez o curso de Estratégias de Atendimento no Turismo, parabenizou a iniciativa da Setur e destacou o aprendizado adquirido. 

“E o dia hoje foi assim: em oração, escrevendo projeto, ouvindo música e fazendo curso também. Adorei fazer o curso e parabéns a todos da Setur-MA”, escreveu a coordenadora em seu status no Facebook.  

Destaque

A Superintendência de Qualificação Profissional tem recebido diariamente feedbacks positivos de alunos que já concluíram suas cargas horárias. Segundo os alunos, o formato objetivo e bastante coeso das aulas, acompanhado das indicações de leituras de materiais de apoio para complementar o aprendizado, facilitaram a absorção do conteúdo.

A coordenadora dos cursos, Denise Cerveira, comemorou a satisfação dos alunos e disse que os cursos foram pensados a atender o atual cenário de pandemia com o objetivo de adequar a mão de obra do trade à atual conjuntura.

“Nesse momento que estamos passando, a área de turismo sofreu bastante economicamente, no entanto, essa conjuntura é propícia para o crescimento de profissionais bem preparados e atualizados. Observamos, no decorrer do processo, uma grande satisfação nos conteúdos dos cursos.”

Os cursos

Em sua primeira edição, os cursos a distância “Mais Qualificação e Turismo EAD”, iniciou as aulas no dia 20 de junho, com aulas ministradas com interação totalmente online entre alunos e instrutor através de fóruns, desafios e chat via plataforma sem nenhum encontro presencial.  Os conteúdos foram disponibilizados por meio da plataforma de aprendizagem Moodle, onde os alunos poderão acessar as videoaulas, slides em formato PDF e materiais de apoio como sites, blogs e indicações de vídeos.

Inicialmente o número de vagas contemplava apenas 50 alunos para cada curso ofertado, mas devido ao grande número de inscritos e de candidatos em lista de espera, a Setur resolveu aumentar o número de vagas ofertadas para os cursos em mais 20 vagas por turma. Na ocasião, as vagas foram preenchidas em apenas dois dias após o início das inscrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.