Setur integra comitiva da Rota das Emoções em agenda de reuniões com MTur e Embratur, em Brasília
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) encerrou, nesta quinta-feira (18), agenda de reuniões no Ministério do Turismo (MTur) e na Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em Brasília (DF), com comitiva de representantes da Rota das Emoções, que contou com a presença dos secretários estaduais de Turismo do Maranhão, Ceará e Piauí.
Na pauta, o fortalecimento da parceria entre os órgãos envolvidos e entrega de ofícios de demandas relacionadas à melhoria da infraestrutura e da promoção turística na Rota das Emoções. O secretário-adjunto de Turismo do Maranhão, Ruan Tavares, esteve presente nas reuniões representando a secretária titular da pasta, Socorro Araújo, e destacou a necessidade da realização de um trabalho conjunto entre os envolvidos para aproveitar o máximo potencial da Rota das Emoções.
“Esse trabalho em conjunto é fundamental para que o mundo conheça essa rota, que apresenta inúmeras peculiaridades. Isso é fundamental para a geração de empregos, de renda, e o estado do Maranhão está de portas abertas para continuar esse trabalho em conjunto com o Ministério do Turismo e a Embratur”, destacou o secretário-adjunto.
Integraram também a comitiva representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) dos municípios que compõem a Rota das Emoções, do Sebrae Nacional, e dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, além de empresários e demais representantes do trade turístico.
A comitiva iniciou as agendas de visitação no Ministério do Turismo reunindo-se com a equipe da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, do MTur. Na ocasião, realizaram uma apresentação da Rota e entregaram uma carta com demandas aos representantes da pasta para melhoria da infraestrutura da rota turística.
Entre as demandas apresentadas, estão a melhoria da pavimentação das rodovias e a implantação de sinalização turística que contemple os 14 municípios da Rota das Emoções.
A extensa agenda de reuniões da comitiva foi encerrada na Embratur, onde o grupo foi recebido pelo presidente, Marcelo Freixo. Durante o encontro, foram apresentados resultados e indicadores de ações realizadas pela Rota das Emoções, com o objetivo de fortalecer a parceria para a promoção, qualificação e desenvolvimento do roteiro.
A comitiva entregou também ao presidente de Embratur uma carta com demandas sobre ações de coordenação para promover internacionalmente os destinos da Rota das Emoções, além da realização de um estudo de mercado para detalhar o perfil de demanda turística do roteiro.
“É uma rota integrada, um dos principais roteiros turísticos brasileiros, que traz geração de emprego, renda e a gente quer promover, atrair muitos turistas internacionais para esses destinos”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Rota das Emoções
A Rota das Emoções é um Roteiro Turístico Integrado que reúne atrativos dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará; e contempla turismo de aventura, esportes, ecoturismo, cultura e economia criativa, que fazem desse roteiro um dos mais desejados pelos turistas de diversas nacionalidades.
Entre os seus atrativos, a Rota das Emoções contempla os parques nacionais de Jericoacoara, no Ceará, e dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; e ainda uma Área de Proteção Ambiental, no Delta do Parnaíba, no estado do Piauí, configurando-se em um roteiro completo e diversificado.