O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Setur abre inscrições para curso de qualificação profissional em comunidade quilombola no bairro da Liberdade

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) inicia, na próxima segunda-feira (9), as inscrições para preenchimento de 50 vagas do curso de Elaboração de Projetos, ofertado por meio de parceria com a comunidade quilombola no bairro da Liberdade.

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 18 de janeiro, no horário das 15h às 17h, e podem ser realizadas presencialmente no Terreiro Ilê Ashe Oba Yzôo, localizado na Rua Tomé de Souza, n°465, na Liberdade. 

Para garantir a vaga, os interessados devem comparecer ao local de inscrição e apresentar a carteira de identidade e comprovante de residência. Poderão se inscrever candidatos que tenham de 15 a 45 anos de idade.

A oferta do curso é fruto de uma parceria entre a Setur e o Instituto Sankofa, por meio do Projeto “Aquilombar Yzôo”, que viabilizará qualificação profissional para comunidade do quilombo urbano da Liberdade. O projeto visa identificar as potencialidades dos jovens e adultos quilombolas e transformá-las em desenvolvimento econômico e social, através do desenvolvimento do turismo étnico e religioso na região.

O curso será ministrado pela equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, no período vespertino (das 14h às 18h), no Centro de Qualificação Quilombola do Terreiro Ilê Ashe Oba Yzôo.

Para mais informações ou tirar dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: (98) 9 8476-8010.  

Quilombo urbano da Liberdade

Em 2019, o bairro da Liberdade foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares como primeiro quilombo urbano do Maranhão, considerado o maior do Brasil e da América Latina.

O reconhecimento fez com que a comunidade fosse incluída em região específica de contemplação de políticas públicas voltadas exclusivamente para populações quilombolas como: educação, saúde, qualidade de vida, dentre outras.