Setres participa de reunião do Fórum Nacional dos Secretários do Trabalho em Brasília
A secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Lília Raquel, representou o Maranhão em reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), que aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (8).
O Fonset é presidido por Alberes Haniery Patrício, que também é secretário estadual do Trabalho do Governo de Pernambuco. O Fórum é um importante espaço de diálogo e troca de experiências entre os estados e o Governo Federal, reunindo gestores de todos os estados da federação.
No encontro, os secretários apresentaram reivindicações como a inovação na política nacional de trabalho e emprego, repasse de recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) destinados a qualificação profissional, bem como o aprimoramento de aportes tecnológicos para melhorar a relação de intermediação de mão de obra e aumentar as oportunidades de emprego e renda para os trabalhadores nos estados.
Durante sua fala, a titular da Setres, Lília Raquel, fez uma breve apresentação das ações e projetos encampados pelo Governo do Maranhão para fomentar as políticas de geração de emprego, trabalho e renda no Maranhão.
A secretária Lília Raquel também fez um resgate sobre os investimentos que o governador Carlos Brandão tem feito no segmento da economia solidária, beneficiando os empreendimentos solidários do Estado que, por sua vez, também contribuem com a geração de trabalho e renda para os maranhenses.
“As oportunidades de trabalho e renda não estão somente no campo do trabalho formal com carteira assinada. A economia solidária é um modelo econômico alternativo, que gera oportunidade de trabalho digno e que garante renda para as pessoas. Contudo, é importante que não somente os estados se envolvam nesse projeto de desenvolvimento, mas que o Governo Federal também se envolva e se comprometa em ajudar os estados a fortalecer esse setor”, destacou Lília Raquel.
Também foi destaque os investimentos que o Governo tem feito para melhorar o atendimento e ampliar a rede de agências de emprego do Sine. A mudança da sede da Agência SINE São Luís, para um espaço com melhor estrutura física para os trabalhadores e trabalhadoras maranhenses, é um exemplo desses investimentos feitos na política de geração de emprego do estado.
O Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho é formado pelos titulares das secretarias estaduais de trabalho e pela pasta de Trabalho do Distrito Federal. Um dos encaminhamentos da agenda será a entrega de um relatório, munido de dados e das demandas dos estados, com as deliberações tratadas durante a reunião no Ministério do Trabalho e Previdência Social, em Brasília, para a equipe de transição de governo do novo presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.