O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PoliticaÚltimas Noticias

Sessão Solene homenageia os 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores

A Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta quinta-feira (20), uma sessão solene em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento, proposto pelo Coletivo Nós (PT), reuniu militantes, simpatizantes, lideranças políticas e a população em geral para celebrar as conquistas e refletir sobre o futuro do partido.

Com o tema “Raízes no povo; olhos no futuro”, a sessão solene resgatou um pouco da história do PT no Brasil (desde sua fundação em 10 de fevereiro de 1980) e no Maranhão. Durante a solenidade, os participantes lembraram principalmente da luta pelos direitos dos trabalhadores. 

O encontro foi conduzido pelo co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), e contou com a participação do presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo; e do vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT). 

No discurso que deu início a solenidade, o co-vereador Eni Ribeiro, do Coletivo Nós, ressaltou que a história do Partido dos Trabalhadores está ligada com a trajetória da democracia no Brasil. “Se a gente puder dizer da história de um partido que se confunde com a história da democracia no país, é o PT. É o PT que foi forjado nessa luta, na luta pela democracia”, disse. 

Eni Ribeiro acrescentou que o partido teve origem em um momento de combate à ditadura militar no Brasil. “E hoje a gente vê que essa sombra da ditadura não passou, a sombra do golpe, da retirada de direitos para o nosso país”, afirmou. 

O co-vereador comentou ainda que o partido sempre enfrentou grandes desafios e que as perspectivas para o futuro próximo são de muitas dificuldades e obstáculos, em um cenário onde o povo brasileiro ainda debate sobre uma tentativa de golpe contra a democracia. 

“Hoje, nós temos o desafio de fortalecer a nossa soberania nacional, extremamente atacada. Há dois dias, a gente recebe a confirmação de um golpe político que foi tentado e que só não foi possível porque a gente tem um país forte, temos instituições fortes”, destacou. 

O vice-governador Felipe Camarão (PT) também discursou e listou algumas iniciativas implementadas pelo Partido dos Trabalhadores que ajudou a melhorar a vida de muitos

brasileiros, como o programa Pé-de-Meia,  o Minha Casa, Minha Vida, o Reuni (Expansão das Universidades), Sisu e os Institutos Federais. “A gente é o partido da oportunidade, nós queremos direitos e oportunidades para todos e todas”, disse. 

O presidente do PT no Maranhão, Francimar Melo, frisou que o partido, ao completar seus 45 anos de existência, tem muitos motivos para comemorar. “Se nós estamos hoje nesse espaço, na Câmara de São Luís, fazendo essa homenagem, isso é fruto de um trabalho de um partido que é construído por todos nós, para mantermos a democracia viva e com muita eficácia”, comentou. 

Em outro momento da solenidade, o Coletivo Nós entregou placas em alusão ao aniversário de fundação do partido aos vereadores do PT que passaram pela Câmara de São Luís, que estão presentes no legislativo municipal desde a redemocratização do país, como é o caso do ex-vereador Cléber Gomes (1989-1992). Os ex-vereadores Osvaldo Muller e Creuzamar de Pinho também receberam placas por conta de suas participações na política. Os convidados Francimar Melo e Felipe Camarão também receberam placas para lembrar da data. 

O Partido dos Trabalhadores (PT) surgiu no contexto de redemocratização do Brasil. Foi fundado por sindicalistas, militantes, ativistas sociais e também contou com o apoio de artistas. Entre os nomes mais importantes estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar a presidência do país. 

Também estiveram presentes na comemoração os demais membros do Coletivo Nós: Flávia Almeida, Eunice Chê, Delmar Matias e Raimunda Oliveira. A sessão solene foi transmitida ao vivo e ainda pode ser acessada pelo canal oficial da Câmara