Giro de Noticias

Sessão do Colégio de Procuradores de Justiça confere vitaliciamento a três promotores de justiça

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, nesta quarta-feira, 28, foram conferidos títulos de vitaliciamento a três promotores de justiça. O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, presidiu a solenidade e fez a entrega dos certificados aos vitaliciados José Arthur Del Toso Júnior (Montes Altos), Igor Adriano Trinta Marques (Cururupu) e Francisco de Assis Maciel Carvalho Júnior (Carutapera).

A vitaliciedade é uma das garantias e prerrogativas conferidas aos membros do Ministério Público e assegura a confirmação nos cargos dos promotores de justiça substitutos, após dois anos de estágio probatório.

Estiveram presentes na sessão, além dos integrantes do Colégio de Procuradores, servidores do MPMA e familiares dos promotores vitaliciados.

Depois de agradecer à administração superior, servidores do Ministério Público e aos familiares pelo apoio ao longo da vida, Igor Adriano Marques disse que o vitaliciamento na carreira é uma garantia não só para o promotor de justiça como também para a sociedade, “que anseia por justiça, liberdade e fraternidade”.

O titular da Promotoria de Justiça de Cururupu reafirmou o compromisso assumido no dia da posse e que mantém o sentimento de orgulho por fazer parte da instituição ministerial. “Nesta nova etapa devemos servir a todos, controlando ainda mais nossa vaidade em busca da concretude dos direitos sociais e agindo, sobretudo, em defesa dos hipossuficientes”, destacou.

Francisco Maciel Júnior também fez agradecimentos à família, ao procurador-geral, à corregedora-geral do MPMA e à Escola Superior do Ministério Público pela colaboração no desempenho de suas atribuições. “Mais do que desempenhar nosso trabalho, reafirmamos o compromisso de desempenhá-lo com excelência, para sermos reconhecidos pelo efeito transformador que ele traz à sociedade maranhense e ao país”, ressaltou.

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara Júnior, parabenizou os colegas vitaliciados pela conquista alcançada e declarou que deseja que suas carreiras sejam coroadas de êxito

A corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Themis Pacheco de Carvalho, saudou os três promotores e ressaltou a importância da etapa de vitaliciamento. “É o momento mais importante da carreira, porque é quando o membro vitaliciado realmente se transforma em promotor de justiça com todas as suas garantias. Desejo boa sorte a todos na sua caminhada”.

O procurador-geral de justiça cumprimentou todos os presentes na sessão e falou de sua alegria em participar de mais uma cerimônia de vitaliciamento em seus 43 anos de carreira no Ministério Público e que se sente honrado em chefiar a instituição pela competência e comprometimento de toda a classe. Também reafirmou o apoio aos vitaliciados no desempenho de suas funções.

“Contem com o Colégio de Procuradores e o Conselho Superior para servir ao nosso estado, principalmente os mais vulneráveis, que precisam tanto da atução firme e dedicada do Ministério Público”, garantiu.