SESI oferece o curso “Autismo na Prática”

SÃO LUÍS- Quando pensamos na criação e desenvolvimento saudável de qualquer criança, rapidamente nos remetemos ao papel do núcleo familiar e de todos os adultos envolvidos no seu cuidado, inclusive no ambiente escolar e médico. O curso oferecido pelo Serviço Social da Indústria no SESI Casarão, que abre nova turma em abril, tem como foco a rede de apoio, suporte e afeto a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A busca por ferramentas e conhecimento é essencial para o desenvolvimento e socialização. Como conta a advogada Natália Oliveira, mãe de João Pedro, 9. “É importante que a família também entre nessa jornada de adquirir informações e técnicas. Até porque tem abordagens que eu não fazia a menor ideia de que seriam necessárias para tratar com meu filho e que a gente, como mãe ou responsável por um autista, precisa estar ciente para uma melhor convivência e direcionamento. A gente não pode deixar só com os terapeutas, só com os profissionais”, afirma.

Com o objetivo de difundir fundamentos e capacitar profissionais e a comunidade, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA), por meio do SESI Casarão da Indústria, está ofertando o curso “Autismo na Prática”. Natália Oliveira é uma das alunas dessa primeira turma que encerra nesta semana. “A promoção desse curso foi um grande incentivador para eu buscar mais conhecimento para ajudar meu filho da melhor forma. Além de um excelente conteúdo, a capacitação tem um valor acessível”, disse.

A pedagoga Keila Araújo também faz parte da turma do curso promovido pelo SESI Casarão. Ela falou sobre o impacto da capacitação na sua profissão. “Trabalho com crianças pequenas de 5 anos. O mundo do espectro autista é cercado de muitas informações, coisas novas que a gente está descobrindo aqui neste curso. Aprendemos novas técnicas e abordagens que vão aprimorar a minha prática, dessa forma auxiliando as crianças que atendemos na escola. Essa nova metodologia e suporte são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem deles e o nosso”, destacou.

DESAFIO – O TEA (Transtorno do Espectro Autista) pode ser desafiador para as famílias, principalmente para as que estão iniciando nessa jornada e ainda não têm tanto conhecimento sobre o assunto. Por isso faz uma grande diferença ter ao seu lado o apoio de educadores e terapeutas capacitados. Por isso o SESI Casarão da Indústria possui um ambiente chamado “Espaço Acolher”. 

O local é um laboratório de práticas de educação inclusiva que permite a multiplicação de professores e tutores com a habilidade de acolher todas as crianças que precisam de cuidados específicos para continuar se desenvolvendo. É o que ressalta o gestor da unidade, Gabriel Maranhão. “Nosso espaço tem como um dos principais objetivos disponibilizar recursos e estratégias para uma educação inclusiva a partir de tecnologias e metodologias para serem aplicadas no dia a dia”, destacou.

O musicoterapeuta e professor do curso “Autismo na Prática”, promovido pelo SESI Casarão, Vinicius de Almeida, explicou a didática e metodologia utilizada na capacitação. “O curso foi planejado inicialmente para trazer um olhar diferenciado sobre a pessoa autista, um olhar que fosse mais voltado para neurodiversidade, pensando principalmente em como essa pessoa se comunica e como ela se regula. Ou seja, como ela vai interagir com o seu ambiente e com as demais pessoas. Utilizamos os suportes transacionais, que são os suportes interpessoais, que envolvem como nós, parceiros dessa criança ou dessa pessoa autista, podemos melhorar a nossa forma de comunicar com ela, nossa forma de estar presente. Tudo voltado para que ela possa se comunicar e se envolver de forma mais engajada e ativa nos contextos sociais de aprendizagem”, esclareceu.

Segundo a assessora do SESI-MA, Cybelle Noleto, o curso Autismo na Prática é um serviço inicial do SESI Casarão que cumpre o compromisso com a formação continuada em práticas inclusivas, em especial do transtorno do espectro autista, para profissionais da educação, pais e cuidadores.

Com o sucesso da primeira turma e visando continuar ofertando para a população capacitações com foco na inclusão, o SESI Casarão da Indústria já está com data para começar a segunda turma do curso “Autismo na Prática”. Será no dia 12 de abril, com carga horária de 20 horas. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail sesicasarao@fiema.org.br  ou (98) 9130-1298.