SESI-MA inicia maior torneio de robótica do Brasil
SÃO LUÍS – Com a participação de mais de 3 mil pessoas, incluindo 1300 competidores, visitantes, famílias e autoridades, o Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League Challenge (FLL) – Regional Maranhão teve sua abertura realizada neste sábado (15), no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O evento é o maior torneio regional de robótica do Brasil em número de equipes e vagas para o nacional, consolidando o Maranhão como referência e inspiração para outros estados do país na competição. Pelo segundo ano consecutivo, o SESI Maranhão promove o maior regional da história, e se destaca pelas parcerias públicas e privadas que fazem do evento um gigante da robótica a ponto de atrair nove estados para disputar as vagas disponíveis para a competição nacional.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador do estado, Carlos Brandão, e foi conduzida pelo presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, acompanhado do superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima. Todos eles evidenciaram o impacto social e educacional proporcionado pela robótica.
“O nosso modelo de fazer robótica já supera todo o Brasil, atinge municípios de todo o Maranhão e temos aqui as melhores equipes de outros nove estados. O fruto disso é que os alunos superam o rendimento escolar e com nível de evasão zero porque nossos alunos gostam de aprender. Estamos felizes com os resultados”, destacou Edilson Baldez, ressaltando o compromisso do SESI-MA com a transformação educacional e social por meio da tecnologia.
O governador do Maranhão destacou a colaboração de diversas instituições, como Fapema, prefeituras, Sistema S, para a realização do evento. E expressou confiança no talento dos jovens competidores maranhenses para lutar por um título regional. “O Maranhão já realizou, aqui, neste mesmo lugar, um torneio internacional de robótica. Temos um grande potencial e a cada ano estamos avançando. O SESI é um grande parceiro e vejo que a educação é o caminho”, destacou Brandão.
SUBMERGED – O torneio reúne 102 equipes na modalidade FIRST® LEGO® League (FLL) e 20 equipes de F1 in Schools, vindas de escolas públicas e privadas de dez estados: Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Sergipe e Tocantins. Com o tema global “Submerged”, o desafio deste ano envolve o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas ambientais relacionados aos oceanos, estimulando a criatividade, a pesquisa e a aplicação prática de conceitos de ciência e tecnologia.
“O SESI Maranhão está contribuindo para uma política pública de democratização do acesso à educação tecnológica, quebrando barreiras sociais e econômicas para que o estado se torne um exportador de tecnologia, gere empregos de maior valor agregado e melhore a pirâmide social local”, afirmou Diogo Lima, superintendente regional do SESI-MA, destacando o impacto do evento na formação de futuros profissionais.
O diferencial do SESI-MA na promoção do torneio está na construção de parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, como o projeto Prototipando Sonhos, que democratiza a robótica para além dos muros do SESI. A iniciativa do SESI Maranhão lidera o maior projeto de robótica em escolas públicas do Brasil, beneficiando mais de 300 estudantes em 26 municípios maranhenses, oferecendo acesso gratuito a robótica, programação e habilidades socioemocionais.
Para Wisley Pereira, superintendente de Educação do SESI Nacional, o evento é um exemplo a ser seguido. “O Maranhão possui indicadores educacionais desafiadores, mas o SESI local oferece uma qualidade educacional que tem superado expectativas. A participação significativa de escolas públicas mostra a importância das parcerias com indústrias e outras instituições para fortalecer a robótica educacional. Queremos aprender com essa experiência e replicar as boas práticas do Maranhão em outras regiões do Brasil, promovendo um impacto social e educacional positivo”, afirmou Pereira.
O Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League Challenge (FLL) – Regional Maranhão continua neste domingo (16), no Multicenter Negócios e Eventos, com competições, oficinas e exposições abertas ao público.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Rosi Carvalho, Juíza Geral do SESI Nacional; Marcos Silva, operador oficial da FIRST no Brasil; Wisley Pereira, Superintendente de Educação do SESI Nacional; Régis Borges, Superintendente Regional do SESI em Mato Grosso do Sul; Fernando Wirthmann, superintendente do SESI Tocantins; Waldemar Battaglia, Coordenador da F1 no Brasil; Diogo Lima, superintendente do SESI Maranhão; Celso Gonçalo, Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-MA; Giselly Pinto, representante de Relações Institucionais da Vale; Isaura Moreira Lima Modesta, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema; os diretores da FIEMA, Ana Rute Nunes; Leonor de Carvalho; João Batista Rodrigues; e Cláudio Azevedo; além do superintendente Corporativo da FIEMA, Marcus Chaves; da coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota; do diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, entre outras autoridades.