SESI lança Temporada 2023/2024 do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão
Em uma grande noite de comemoração, o Serviço Social da Indústria (SESI-MA) realizou o lançamento do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, nas modalidades First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools, na última quarta-feira (18), no SESI Casarão da Indústria. O tema dessa temporada é Masterpiece e exigirá dos competidores muita criatividade para fazer uma verdadeira obra de arte nos tapetes e completar as 15 missões do novo desafio, que ocorre entre os dias 13 e 14 de janeiro, no Multicenter Negócios e Eventos.
Essa nova temporada vem repleta de novidades, entre elas, a participação de escolas públicas na competição. Dentro do Torneio haverá duas disputas valendo vagas para a etapa nacional. A primeira entre equipes das escolas do SESI Maranhão e de outros estados e a segunda entre equipes de escolas públicas, privadas e equipes de garagem, que também terão a chance de disputar vagas para o campeonato nacional. Ao todo, 35 equipes da rede SESI e 35 de escolas públicas e privadas e equipes de garagem irão competir no torneio maranhense.
A ideia é dar oportunidade para que alunos de escolas públicas possam entrar no mundo da robótica, que envolve a aprendizagem colaborativa e desenvolve habilidades curriculares nas áreas de Ciências Naturais e Humanas, Linguagens e Matemática, como afirma o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez.
“Para mudar a realidade do nosso país precisamos investir em educação. A robótica é um dos caminhos para despertar nas crianças e jovens o espírito de conhecimento e união. Quero agradecer a todos que estão presentes e acreditam no nosso trabalho, em especial aos nossos parceiros – as empresas Eneva, Solar, Equatorial, Sesc, Guarnicê e a Secretaria Estadual de Cultura, que enviaram seus representantes para essa cerimônia. Acredito que por meio da indústria esse programa pode ir mais longe, atingindo outras escolas e municípios”, ressaltou.
A ampliação do alcance da robótica no Maranhão, a qual o presidente da FIEMA se refere, se tornou possível graças ao Projeto Prototipando Sonhos do SESI-MA, desenvolvido em itinerância pelos municípios maranhenses, levando as ferramentas de robótica para crianças e adolescentes para que se tornem mais produtivos, inovadores e construtores de soluções para a sociedade.
Em seu discurso, o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, destacou que a instituição está conseguindo democratizar a robótica no Maranhão. “Criamos dois laboratórios moveis que estão levando a robótica pelo nosso estado. Podem ter certeza de que os alunos que participam nunca mais serão os mesmos. Serão mais de 30 equipes de escolas públicas disputando o nosso torneio. Isso graças ao projeto Prototipando Sonhos, que está mudando a realidade de muitas crianças que nunca tiveram contato com a robótica. Tenho certeza de que o nosso Torneio, que é um dos maiores do país, ano que vem fará história mais uma vez”, declarou.
O projeto leva aprendizado de robótica onde o aluno está. A unidade móvel chega até as escolas municipais do Maranhão, ofertando treinamento aos professores e estudantes, além de kits para que possam iniciar no mundo da robótica, como já ocorre nas escolas do SESI em São Luís, Imperatriz e Bacabal.
Após a cerimônia, os representantes de 11 secretarias municipais das equipes apadrinhadas pelo Projeto SESI Prototipando Sonhos receberam os kits de robótica e assinaram os termos de compromisso. Ao todo, 25 municípios participam do projeto.
INCENTIVO À ROBÓTICA – Ainda durante o evento, o SESI-MA e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) firmaram um novo convênio para concessão de bolsas de iniciação científica para equipes e professores de escolas públicas apadrinhadas pelo Programa Prototipando Sonhos.
“Sem dúvida acho uma iniciativa fantástica. É importante levar às pessoas menos favorecidas a educação, tecnologia e inovação. Parabéns por essa nova forma de ensinar, mostrando a importância do social e da inserção de alunos das escolas públicas”, disse o presidente da FAPEMA, Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho.
A superintendente de Inovação na Gestão Pública de Canoas (RS) e chefe do Comitê Nacional de Avaliação FLL, Rosi Carvalho, e o operador nacional dos Torneios First Lego League no Brasil, Marcos Sousa, enviaram um recado para as equipes, treinadores e convidados sobre o que esperam da nova temporada e dos competidores.
Aos convidados da cerimônia foi apresentada a planta em 3D do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, que no ano que vem terá uma estrutura maior para as competições e apresentações, além de duas pistas de kart, que serão decoradas com o tema Super Mário Bros, para a diversão dos competidores.
Para dar ainda mais destaque ao tema da competição de robótica, que traz a arte como trama central, foi convidado para falar sobre o seu trabalho durante o evento de lançamento do Torneio o artista visual e designer de São Luís, Romildo Rocha, que trabalha aspectos da cultura e do cotidiano nordestino em ilustrações e murais pela cidade. “Sou ex-aluno do SESI e lá foi o local que despertou meu interesse pelas artes. Tenho um grande orgulho em estar aqui, hoje, e ver essa grande iniciativa social da instituição”, afirmou.
Para fechar a noite, o artista maranhense, Oton Salazar, realizou uma apresentação de dança ao som do hip hop.
COMPETIÇÃO – Equipes das escolas SESI de todo o Maranhão e de outros estados, além de alunos de escolas públicas participarão do Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão, marcado para o período de 13 a 14 de janeiro, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
No tapete, 15 missões estão dispostas para as equipes, que terão que pintar o sete para conseguir vencer a maioria delas e conquistar a maior pontuação possível durante o round, que dura dois minutos e meio. Cada time é formado por alunos de 9 a 15 anos. O desafio desses alunos é mostrar todo conhecimento, habilidade e união durante o torneio.
Pensando nisso, a delegação do estado de Pernambuco esteve presente ao lançamento para fazer networking com integrantes e instrutores das equipes do Maranhão. Lara Bianca é integrante da equipe Unity Sunrise, de Pernambuco, e falou sobre sua expectativa para a competição.
“A gente veio conhecer mais sobre o torneio daqui e trocar experiências, que é fundamental para o nosso desenvolvimento. A gente está se preparando e esperamos poder fazer uma grande participação nessa nova temporada”, afirmou.