Municípios

SESI Itinerante ultrapassa 94 mil atendimentos com a edição em Conceição do Lago Açu 

Com início em março de 2022, o SESI Itinerante já realizou mais de 94 mil atendimentos para quase 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já foram realizadas ações em 13 municípios, sendo sete delas na capital maranhense. Com as fortes chuvas que provocaram a subida das águas dos principais rios do Maranhão e geraram inundações, o SESI redobrou a atenção e os cuidados para atender famílias desabrigadas e desalojadas. Além de prestar serviços de promoção da saúde, como consultas e exames, equipes da área de Alimentação e Nutrição do SESI-MA e de Panificação do SENAI-MA, distribuem sopa e pão, respectivamente, nessas localidades.  

Em pouco mais de um ano, as unidades móveis do SESI já percorreram 13 municípios: Humberto de Campos, por duas vezes; São Luís, Itapecuru-Mirim, Rosário, Anapurus, Vargem Grande, Alcântara, Tuntum, Coroatá, São Luís Gonzaga, Lago da Pedra, Lagoa Grande e esta semana em Conceição do Lago Açu, onde mais de 8 mil pessoas receberam mais de 11 mil atendimentos. Na capital maranhense, São Luís, foram seis edições do SESI Itinerante nas comunidades da Liberdade, Vila Industrial, Maracanã, Jaracati, Vila Embratel e Cidade Olímpica. A sétima ação itinerante ocorreu na Câmara de Vereadores e atendeu, entre outros públicos, a população do Centro Histórico e de bairros vizinhos.  

Para atender até agora uma população de quase 55 mil maranhenses com mais de 94 mil prestações de serviços, o SESI-MA mobiliza unidades móveis de odontologia (2), oftalmologia, clínico geral, pediatria, laboratório, cultura e alimentação e nutrição, além de caminhão baú e ônibus para transporte da equipe. A cada versão do projeto é convocada uma equipe com cerca de 50 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, motoristas, nutricionistas, jornalista, além de pessoal de apoio, manutenção e montagem. Em cada localidade, os profissionais atendem durante três dias, das 8h às 17h, em praça pública.  

Além da logística de transporte de pessoal e equipamentos, o SESI firma parcerias locais com organizações não-governamentais e principalmente com as prefeituras municipais. O poder público apoia com equipes de saúde, vacinas e medicamentos da Farmácia Básica. Além disso, contribui com questões como divulgação local das ações, água e energia para que as unidades móveis funcionem adequadamente.  

Em geral, com poucas alterações entre uma e outra edição, o SESI Itinerante oferece serviços de oftalmologia, odontologia, clínico geral, exames laboratoriais, eletrocardiograma, testes rápidos, vacinação, assim como, oficinas de alimentação saudável e ações culturais.  O laboratório móvel do SESI é único no Maranhão e tem todos os equipamentos necessários para coleta de material, realização de exames e entrega dos resultados no mesmo dia.  

O SESI Itinerante é uma iniciativa de mobilização social. É um projeto de promoção da saúde da população maranhense mais vulnerável residente em munícipios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) ou que enfrentam situações adversas, como as enchentes.  

“Esta é uma maneira de reforçar o compromisso social do SESI-MA, com solidariedade às pessoas e em parceria com outras instituições privadas, públicas ou da sociedade civil organizada”, explicou Diogo Lima, superintendente do SESI-MA. Ele acrescentou que a função primordial do SESI é cuidar da saúde do trabalhador da indústria, mas também de todos os trabalhadores e da comunidade em geral.