SESI Itinerante oferece exame de eletrocardiograma para a população de Buriti Bravo

BURITI BRAVO –O eletrocardiograma conhecido por ECG ou eletrocardiografia é um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Por meio dele, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, identificando assim, anormalidades e doenças em estágio inicial. O SESI Itinerante oferece o exame gratuitamente às populações mais vulneráveis, atendidas pelo projeto. Em Buriti Bravo, onde a caravana fica até esta sexta-feira, 8, o exame foi um dos mais procurados no primeiro dia do itinerante na cidade.

A aposentada Teresa Maria Oliveira dos Santos foi uma das pessoas que tiveram acesso ao eletro. “Já fiz este exame há muito tempo, em Goiânia. Aqui ainda não tive a oportunidade. Como sou hipertensa e idosa, sempre que vou ao médico ele solicita esse exame”, destacou.

O pedreiro Antônio Marcos Machado também esteve na ação para fazer o eletrocardiograma. “Vim fazer exames de sangue, quando soube que estavam fazendo do coração, aproveitei logo a oportunidade. Quero parabenizar a equipe pela dedicação e carinho com que tratam a gente desde a recepção até a conclusão dos exames”, disse.

O médico do SESI, Lucas de França, explicou sobre a importância do ECG. “O aparelho do eletrocardiograma registra os batimentos na forma de gráfico, impresso na mesma hora, e o médico pode avaliar o comportamento do coração do paciente por meio da leitura. O exame é confiável, uma vez que os eletrodos medem os impulsos elétricos que provocam as batidas do coração, registrando o ritmo, a velocidade e a intensidade desses impulsos. É um exame importante para prevenir e cuidar de anomalias e doenças que o paciente possa apresentar”, afirmou.

Além do eletrocardiograma, a ação social do SESI também está ofertando consultas pediátricas, odontológicas, oftalmológicas, testes rápidos, vacinas, exames laboratoriais, oficinas de alimentação saudável e recreação infantil para o público.

Os atendimentos continuam sendo realizados até sexta-feira (8), das 8h às 17h, na Praça de Eventos, no centro da cidade, como afirma a coordenadora do SESI Itinerante, Lenildes Silva. “Quero convidar a população para participar da nossa caravana. Estaremos aqui com serviços de saúde gratuitos e com muito carinho e profissionalismo para atender da melhor forma as pessoas da região”, ressaltou.